O Robomart RM5 diz que é o robot de entregas mais avançado do mundo e tem como objetivo tornar as entregas mais baratas. Este veículo autónomo, de nível 4, é composto por 10 cacifos blindados e tendo a capacidade de operar em ruas públicas. No website, a empresa diz que podem acumular ordens e carregar um total de 256 quilos de carga, o que é 50 vezes a capacidade de um drone e outros robots de entregas de encomendas.
O veículo é totalmente autónomo, sem lugar para um condutor, entregando 10 encomendas numa única corrida, até 22,6 kg por compartimento. Atinge velocidades máximas de 40 km/h e tem autonomia para um máximo de 180 quilómetros, o que o torna realmente apelativo para fazer entregas em áreas urbanas. Os compartimentos podem ser aquecidos, arrefecidos ou de temperatura ambiente, mediante as necessidades das encomendas. E o sistema de tranca funciona através de uma aplicação.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
E como funciona o serviço de entregas? O cliente faz uma encomenda numa das lojas parceiras da Robomart através da app. A loja recebe a notificação da encomenda através da aplicação dedicada e prepara os respectivos produtos. Enquanto isso, o veículo autónomo faz-se à estrada e traça a rota para a localização da loja. Chegado ao local, estaciona na área designada e os funcionários arrumam as encomendas no cacifo assinalado na aplicação. Por fim, o cliente recebe a notificação de que a sua encomenda chegou ao destino designado e através da app destranca o compartimento para recolher o pedido.
De um modo geral, o Robomart funciona como as aplicações da Uber Eats ou da Glovo, com diversas lojas, restaurantes e supermercados. A diferença é a entrega ser autónoma e a taxa fixa de pagamento, com um valor de 3 dólares por encomenda, refere o The Verge. Aponta que este serviço garante 70% menos custos do que os habituais estafetas humanos. Um valor que a empresa justifica pela capacidade de entrega de até 10 encomendas em simultâneo, capaz de servir mais clientes por hora, sem necessidade de mão-de-obra.
O sistema de rotas inteligentes permite traçar o percurso com todas as paragens necessárias para recolher, antes de começar a distribuí-las ao cliente final. O robot tem estado em teste nos últimos anos e agora está a começar a operar, tendo parcerias com empresas como a Unilever, Mars, Yamaha Motors, entre outras. Depois de Los Angeles, vai começar a operar em Austin, no Texas.
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Acecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro -
Site do dia
Hover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários