É cada vez mais difícil manter os mais novos afastados dos ecrãs de telemóveis e tablets, sobretudo quando os pais os usam de forma intensa. Mas a relação com os equipamentos pode ser gerida de forma positiva e é isso que propõe um novo livro que o Centro Internet Segura do Centro Nacional de Segurança, com uma abordagem dirigida a pais e educadores dos mais novos, considerando as crianças com idades entre os 3 e 6 anos.
O livro "Mãe, posso usar o teu telemóvel?" tem 10 conselhos e orientações práticas que podem ajudar a promover um desenvolvimento equilibrado das crianças e que foram adaptados de um recurso produzido pelo centro de internet segura na Áustria
Veja os 10 conselhos publicados
Proteger os equipamentos, não usar o telemóvel como babysitter e ter sempre atenção à idade aconselhada para os conteúdos e aplicações são algumas das dicas que podem ser usadas por pais e educadores de crianças de todas as idades.
O projeto CHILD defende a necessidade dos pais e educadores estabelecerem limites no uso dos ecrãs e protegerem os mais novos de conteúdos que não são adequados à sua idade, assim como darem um exemplo positivo na forma como utilizam a tecnologia.
O livro "Mãe, posso usar o teu telemóvel?" está disponível online, em formato PDF, e é complementado com vídeos e outros recursos do Centro Internet Segura que podem ser uma ajuda para quem quer saber mais sobre como desenvolver uma parentalidade positiva na utilização da tecnologia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários