Criado pela empresa de análise de Telecomunicações, Telegeography, o Submarine Cable Map usa linhas coloridas para mostrar as centenas de cabos de fibra ótica que “transportam” 97% de todos os dados intercontinentais.

E, embora as linhas mostradas no mapa não sejam 100% geograficamente corretas, permitem ter uma visão do caminho percorrido pelos cabos submarinos e quais os territórios em que se interligam.

Construídos ao longo de várias décadas, principalmente através de iniciativas privadas, pouco tem sido feito para protegê-los, apesar da sua importância estratégica para os países envolvidos.

tek cabos

Há, inclusive, quem tenha alertado para as consequências que o corte destes cabos, por parte de determinados Estados, poderiam ter, com a Rússia a surgir como principal suspeito.

Um ex-Almirante da Marinha norte-americana deixou, no fim do ano passado, um aviso no ar, conforme noticia o Business Insider: “Conseguem imaginar um cenário em que estes cabos sejam cortados ou perturbados, o que teria um efeito imediato e potencialmente catastrófico tanto na nossa economia como na nossa forma de viver?”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.