http://imgs.sapo.pt/gfx/164873.gif


Mais de 20 mil pessoas em Portugal são portadoras do vírus da SIDA, mas apenas uma pequena parte deles assume publicamente a sua condição. Hoje, Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, o tema escolhido pela Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA pretende alertar a sociedade para este medo de discriminação que os seropositivos enfrentam.




"Vamos deixar cair esta máscara!" é o tema da campanha, na qual participam diversas figuras públicas. Este corresponde ao tema do combate ao estigma e à discriminação, que foi este ano escolhido pela agência da ONU para a SIDA (ONUSIDA), cuja presidência cabe neste momento a Portugal através do ministro da Saúde.




No site da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA pode ainda acompanhar o trabalho desta instituição tutelada pelo Ministério da Saúde, conhecer melhor o VIH e as formas de transmissão deste vírus, recolher informação sobre testes e acompanhar os programas específicos para a toxicodependência, como a troca de seringas e o Centros de Terapêutica Combinada, entre outros dados.




Sites de dias anteriores:

30/11/2002

Prestige, depois da catástrofe

Depois do desastre ter acontecido, só nos resta acompanhar os seus desenvolvimentos. Da responsabilidade da Greenpeace, o site de carácter informativo mostra as consequências ambientais do afundamento do Prestige na costa espanhola.



29/11/2002
O som electrónico underground está de volta à Web
A SomaFm voltou à Net esta semana, depois de meses de suspensão devido a
batalhas politicas para diminuir os royalties que as rádios
online terão que pagar. É o regresso de uma das estações mais
independentes e inovadoras da Web.

28/11/2002
Arquivo de imagens online

Vídeos de reportagens e notícias foram recentemente colocados online pela British Pathe, uma das mais antigas empresas de media. Ao todo são mais de 2000 horas do seu arquivo, de interesse e curiosidade histórica.

27/11/2002
1,2,3, acção... animada
Actualmente em testes beta, o MovieMaker é uma aplicação para a criação online de cartoons animados que vai na sua segunda versão. Com ele é possível escolher cenários, personagens e textos e no fim enviar a história realizada aos amigos.

26/11/2002
Dicionário de palavras inventadas
O Pseudodictionary é o site onde todos aqueles que já pensaram pelo menos
alguma vez na vida que inventaram uma palavra útil podem ver
esse termo listado, mesmo que seja calão de rua ou gíria da Net, num
verdadeiro dicionário online.

25/11/2002
O poder do Linux no desktop
Se acha que o Linux é só para servidores e que nunca será tão apelativo
como o Mac OS e o Windows, visite o Kde-Look, onde pode efectuar o
download de estilos, ícones e decorações de janelas para o ambiente
gráfico de desktop KDE.

24/11/2002
Mais de dois séculos de enciclopédia
A Enciclopédia Britânica colocou online uma nova colecção de artigos e peças de arquivo que representam mais de dois séculos de história daquela que é uma referência mundial.

23/11/2002
As melhores ideias do ano para a TIME
Nesta lista poderá encontrar aquelas que foram consideradas as melhores invenções deste ano pela revista TIME, como um tradutor de linguagem canina ou um simulador do planeta Terra que poderá vir a revolucionar a ciência ambiental, entre outras.

22/11/2002
Tumba!
Pelo nome ninguém diria, mas o Tumba! é um novo motor de busca português, desenvolvido por um grupo de investigadores e alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ainda em regime experimental.

21/11/2002
Manifesto contra a "má astronomia"
O responsável por este site é astrónomo, mas segundo o próprio não um mau astrónomo. Pretende sim mostrar os exemplos de "má astronomia" que proliferaram, na sua maioria, devido aos equívocos contidos em produções cinematográficas e televisivas de sucesso.

20/11/2002
A vida do interface gráfico para além do PC
Nooface é um site de discussão de notícias, novidades e ideias sobre interfaces gráficos de utilizador da próxima geração, com vista a debater e a apresentar alternativas ao modelo até agora dominante, baseado no PC.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.