http://imgs.sapo.pt/gfx/168750.gif

O site do Ministério da Ciência e do Ensino Superior foi colocado online recentemente. Depois de ter substituído o Ministério da Ciência e Tecnologia de Mariano Gago, este novo organismo junta competências da área científica e de ensino superior, deixando para a dependência directa do primeiro-ministro os temas relacionados com a Sociedade da Informação.




Entre a informação disponibilizada o novo site, conte com dados sobre a composição e programas do ministério, além de documentos como estatísticas ou relatórios, por enquanto todos ligados a aspectos do ensino superior. Na área de Legislação pode ainda encontrar uma série de referências a diplomas relacionados com o âmbito de competências do MCES mas também com a Sociedade da Informação.




O site do ministério tem ainda área de notícias de Ciência e Tecnologia e oferece a particularidade de poder ser visitado de acordo com a área de interesse do internauta: docente, estudante ou investigador, sendo a informação reorganizada de acordo com os temas mais importantes para cada um destes públicos.

Sites de dias anteriores:

05/01/2003
Quando tudo está mau ainda pode piorar
Dizer que temos azar quando passamos por alguma situação menos agradável é muito subjectivo. Poderá percebe-lo perante esta lista das coisas que podem acontecer na vida quotidiana de todos nós, desde as mais suportáveis até às absurdamente horríveis.

04/01/2003
Mailing-lists no formato de newsgroups
Considerados até há pouco em vias de desaparecimento, os newsgroups estão a ser recuperados com o projecto Gmane, que utiliza o formato dos fóruns de discussão para difundir mailing-lists, sendo as mensagens guardadas no servidor.

03/01/2003
Preservar a língua portuguesa
O Instituto Camões tem por missão promover a língua e cultura portuguesa no exterior. Através do seu website o instituto alarga potencialmente a todo o mundo a sua acção, com conteúdos em português de interesse internacional.

02/01/2003
O Museu do Deserto de Chihuahua
Depois dos recentes agitados dias de festa, poderá acalmar o espírito desfrutando da paisagem tranquilizadora e conhecendo alguns dos segredos do deserto oferecidos a partir do site oficial do Museu do Deserto mexicano.

01/01/2003
O espaço virtual dos clássicos da literatura portuguesa
O Projecto Vercial é o lar da literatura portuguesa no ciberespaço
desde há cinco anos, contendo obras de poetas e romancistas nacionais,
desde D. Dinis a Florbela Espanca. Quanto aos escritores
actuais, é possível consultar uma pequena biografia.

31/12/2002

Andar devagar por Nova Iorque

Cada vez mais acelerados são os passos dos habitantes e visitantes de Nova Iorque que se esquecem de reparar nos pequenos pormenores da "Big Apple". O Slower.net é um fotolog que retoma as vantagens de andar devagar e manter os olhos bem abertos.

30/12/2002
Editora de primeiros livros
Este é o endereço online de uma editora que desde 1997 já ajudou 7.000 "aspirantes a escritores" e até "escritores estabelecidos" a publicarem as suas obras. Um recurso a considerar por quem pretende dar a conhecer os seus trabalhos literários.

29/12/2002
Plataforma de dados sobre a sociedade móvel de informação
Mais do que uma fonte de notícias, a publicação online The Feature foi concebida para ajudar a gerir o fluxo da informação no sector da Internet móvel, onde a quantidade de dados está a aumentar tão rapidamente como a
própria área em si.

28/12/2002
A herança culinária norte-americana
É verdade que podemos dizer muito acerca da uma cultura com base nos seus hábitos alimentares, por isso a Cornell University Library desenvolveu esta exposição de livros, fotografias, publicidade e outros documentos sobre gastronomia na América.

27/12/2002
Alternativas aos testes em animais
Criada pela Comissão Europeia com vista à protecção dos animais, a ECVAM é a entidade responsável pela validação de métodos experimentais alternativos a nível europeu que possam reduzir ou substituir a utilização de animais em laboratórios.

26/12/2002
Tertúlia no ciberespaço
Cybersalon é um evento que se realiza regularmente de Londres para o resto do mundo, através da transmissão Web. Aqui, pode-se assistir a uma autêntica cibertertúlia que aborda assuntos como a comercialização da Net e a arte dos novos média.