Já ouviu falar em “banhos de floresta”? A prática, que no Japão toma o nome “shinrin-yoku”, envolve a imersão na natureza como forma de relaxamento e serve de inspiração para uma nova experiência virtual do Google Arts & Culture.

Lançada em parceria com o Ministério do Ambiente do Japão, Shinrin Yoku convida-o a explorar a tranquilidade das florestas japonesas e a descobrir a sua importância cultural, contando com mais de 50 exposições virtuais, explica a Google.

Clique nas imagens para ver com mais detalhes 

Através desta experiência pode escolher uma de quatro rotas para percorrer, de opções dedicadas ao esplendor das montanhas, lagos e florestas a museus ao ar livre e a pinturas inspiradas pela natureza.

Encontra também uma rota focada nos locais históricos, como ruínas de castelos e santuários, assim como uma proposta inspirada pela natureza urbana, que permite, por exemplo, descobrir mais sobre o parque Ueno, em Tóquio.

A par de exposições visuais, em Shinrin Yoku é possível tomar um “banho de som” florestal e deixar-se levar por sonoridades da natureza, assim como aproveitar para fazer uma visita guiada por IA por diferentes espaços e marcos culturais japoneses através do Street View.

Shinrin Yoku está disponível através do Google Arts & Culture, tanto na versão online como na app, disponível para Android e iOS.