http://imgs.sapo.pt/gfx/116614.gif


Desde 1998 que todas as sextas-feiras Dave Green e Danny O'Brien, dois ex-jornalistas informáticos, enviam directamente do Reino Unido para o mundo as novidades verdadeiramente escaldantes que ocoreram naquela semana no sector da tecnologia. E são muitos os jornalistas que utilizam a publicação destes dois "loucos" ingleses - conhecida pelo nome Need To Know (NTK) - como fonte regular de informação.



Parte weblog, parte newsletter, a NTK vai directo aos factos, sem deixar de adicionar uma grande pitada de humor satírico, sendo frequente que as suas peças tenham apenas duas ou três palavras e um link que redirecciona o leitor para a empresa ou organização que é referida ou então para a fonte informativa.



Assim, a informação que aparece num artigo de jornal com duas mil palavras é comprimida de forma a que só sejam publicados os pontos essenciais. A aposta é oferecer aos leitores apenas aquilo que precisam de saber e não repetir informação já disponível noutros locais, que podem ser acedidos através de links.



Esta publicação, feita de geeks para geeks, tira partido da interacção estabelecida coom os leitores, recebendo por semana dezenas de emails de leitores relatando histórias interessantes e engraçadas mas que não foram suficientemente divulgadas para chegarem ao circuito comercial. Afinal de contas, o lema dos jornalistas e leitores é o mesmo: a paixão pelos computadores e pela tecnologia.




Sites de dias anteriores:



26/03/2002

Biblioteca de referência

A Oxford University Press renovou recentemente o seu site e planeia agora criar uma das maiores bibliotecas de referência na Internet, publicando mais de 1,5 milhões de entgradas em 20 áreas diferentes até 2010.



25/03/2002

Para aumentar a inteligência matemático-científica

O Getsmarter.org disponibiliza uma série de divertidos testes através dos quais estudantes de todas as idades poderão desafiar as suas capacidades na área da matemática e da ciência - sem as tradicionais pressões da sala de aula.




24/03/2002

E o Óscar vai para...

A primeira edição dos Óscares foi em 16 Maio de 1929. Agora, passados 74 anos, aqui fica uma das evoluções naturais daquela que, para muitos, é a noite mais glamourosa do ano e que é a presença deste evento na Internet.




23/03/2002

Notícias vindas do futuro

Entre na "máquina do tempo" dos responsáveis do site FutureFeedForward e viaje até 2008 para a conhecer a história do jornalista que perde literalmente a cabeça, mas sobrevive, ou para 2032, quando a FCC decidir privatizar os artigos definidos e indefinidos.

22/03/2002

Internet, uma festa também em França

Começa hoje em França a "Fête Internet" que tem este ano a sua quinta edição com o mote "viver a Internet no quotidiano". As iniciativas ligadas a esta festa são várias e estão indicadas no site, sendo acompanhadas de divertidas animações.



21/03/2002

Jornal diário de direito tecnológico

O Tech Law Journal oferece notícias, registos e análises na área da legislação, ligação e regulamentação relacionadas com as tecnologias da informação. Entre os tópicos tratados incluem-se as leis antitrust, a banda larga e a privacidade.




20/03/2002

Semana da Juventude também na Net
Começou ontem a Semana da Juventude que decorrerá até ao próximo dia 28, por isso se é um jovem cibernauta e gosta de teatro, cinema, desporto, gastronomia, exposições e artes plásticas, dança, moda e música, descubra na Net o que esta semana lhe reserva.




19/03/2002

A falar é que os computadores se vão entender connosco
A Universidade de Brighton lançou o site UK Euromap com o objectivo de tornar este espaço virtual numa referência para o desenvolvimento de tecnologias de linguagem humana, programas que podem compreender, criar ou processar a voz e escrita humana.




18/03/2002

Curiosidades das pesquisas

Zeitgeist é a página do motor de pesquisa Google que indica as palavras e frases mais pesquisadas nas últimas semanas e meses. Surpreendente é que "dia internacional da mulher" foi a expressão mais procurada até 11 de Março.



17/03/2002

O museu dos condimentos empacotados

Independentemente das preferências "palativas", neste site vai com certeza encontrar condimentos a seu gosto. Mostarda, picante, ketchup, maionese são apenas alguns exemplos dos molhos que se podem ver empacotados neste museu.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.