http://imgs.sapo.pt/gfx/174589.gif


Apesar de ter já quase quarenta anos, a Digital MonaLisa causa ainda estupefacção pela qualidade e beleza captada através de um dos primeiros scanners, um aparelho rudimentar denominado flying spot digitizer, por vezes também conhecido por Charactron, dado que era capaz de analisar adequadamente a imagem que deveria reproduzir.



Produzida em 1965 por H. Philip Peterson da Control Data Corporation, esta obra, que poderá muito bem ser considerada como um antepassado próximo de arte ASCII (que emprega apenas caracteres) foi concebida com recurso a um sistema especial com vista a reproduzir as diversas tonalidades do original.



O quadro de Leonardo Da Vinci foi dividido idealmente em 100 mil pontos com os seus respectivos valores de luminosidade. Em seguida estes valores foram convertidos em padrões de caracteres sobrepostos, uma operação que permitiu simular até 100 tons de cinzento.



Com o passar dos anos, a máquina utilizada para produzir esta obra foi destruída, conhecendo-se actualmente muito poucas cópias originais do trabalho, para além das que existem no Museu do Computador em Boston e no Museu da História da Informática em Moutain View, ambos os locais nos Estados Unidos.



No site Digital MonaLisa é possível obter mais informação sobre esta lenda clássica contemporânea, observar em pormenor a imagem e ler as referências que Ted Nelson, que idealizou o conceito de hipertexto 20 anos antes de este surgir, fez a ela no seu livro Computer Lib/Dream Machines.

Sites de dias anteriores:

02/02/2003

Mostrar iniciativas

No site do Clube Português de Artes e Ideias pode encontrar-se informação vária sobre os objectivos e actividades deste clube formado há quase duas décadas, mas pouco mais.

01/02/2003
Heróis, deuses e monstros da mitologia grega
Artemisa, Afrodite, Hércules ou Perseu ganham vida através das ilustrações e textos simples deste site de origem norte-americano que pretende dar a conhecer aos mais novos os principais protagonistas da histórias mitológicas gregas.

31/01/2003
William Gibson chega ao ciberespaço
Após anos sem possuir um endereço de email ou um site oficial, William Gibson, o autor de ficção científica que descreveu o ciberespaço antes de este existir, chega finalmente a esse espaço de fluxos, sinais e números sob a forma de um blog.

30/01/2003
Todas as espécies
A fundação ALL Species tem por objectivo completar um trabalho gigantesco: fazer o inventário completo de todas as espécies de vida na Terra no espaço de 25 anos. No seu site pode dar-se conta da evolução deste projecto.

29/01/2003
"YourVoice in Europe" multilingue
O portal de consulta pública da Comissão Europeia foi recentemente renovado e está agora disponível nas 11 línguas oficiais da União Europeia, para que todos os internautas possam dar a sua opinião acerca das políticas do executivo comunitário.

28/01/2003
A comunidade virtual em forma de jogo
Venda o que produziu, troque, ofereça, faça amigos, construa uma casa e torne-se milionário, tudo através de um interface Web. Trata-se do Game Never Ending, um jogo colectivo online de interacções económicas, sociais e políticas.

27/01/2003
Aliança para o Wi-Fi
As redes sem fios baseadas na tecnologia IEEE 802.11, também conhecidas por redes Wi-Fi, estão a assumir cada vez mais importância num mundo que se quer sempre ligado. A Wi-Fi Alliance junta uma série de empresas na promoção deste conceito.

26/01/2003
Ginástica de "trazer por casa"
Em vez de gastar balúrdios no ginásio da esquina, aproveite para se tornar íntimo da arquitectura e móveis lá de casa, fazendo a "ginástica doméstica" proposta por Harrison & Ford: uma mistura de ioga, breakdance, ginástica e alpinismo.

25/01/2003
Localize o seu site no mapa
Através do GeoURL, o utilizador pode identificar os sites que se encontram
geograficamente mais próximos do seu próprio espaço virtual. O método assenta
na associação de URLs com localizações espaciais.

24/01/2003
Projectos de cidadania
O sítio da Fundação Mário Soares na Net alberga alguns dos principais projectos de cidadania desenvolvidos por esta entidade, além de oferecer acesso a informação múltipla de carácter cultural e educativo.

23/01/2003
O mundo do kitsch
Entre dálmatas e perdigueiros de porcelana, mobiliário insuflável, relógios torradeira, assentos de sanita decorados e até mesmo os Bee Gees, descubra o que de mais kitsh circula pelo mundo quotidiano a partir do site proposto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.