O Morph é mais uma das ferramentas que têm surgido online para ajudar a apresentar e analisar dados de diferentes fontes, em datasets públicos ou com informação que precisa de ser trabalhada visualmente.

A ideia é mesmo criar arte a partir de dados e por isso os criadores do Morph estão focados mais na estética do que na analítica, como admitem claramente no site, tornando fácil e rápida a criação e uma visualização de dados e contribuindo para acabar com o medo da utilização de números.  A ferramenta é grátis, open source e funciona em web browser, independentemente se ser usada em desktop, tablet ou smartphone.

A aplicação web foi construída pela Datavized com o apoio da Google News Initiative e o desenvolvimento é baseado em Javascript, com todo o código partilhado no GitHub.

Através do site qualquer utilizadore pode começar a criar  as suas próprias visualizações artísticas, usando as animações e desenhos do Morph e conseguindo uma informação mais fácil de mostrar e que é visualmente interessante.

O vídeo do projeto mostra alguns exemplos das animações que podem ser obtidas com esta ferramenta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.