O Habitable Worlds Observatory (HWO) é ainda um projeto, mas pode tornar-se um dos observatórios mais relevantes na NASA, se a ideia chegar a concretizar-se. O objetivo é que se torne o centro do estudo de estrelas, galáxias, e de outros objetos cósmicos, incluindo planetas fora do nossos sistema solar, conhecidos como exoplanetas.

Embora a possibilidade de encontrar vida nesses planetas ainda seja uma possibilidade remota, é uma área de investigação cientifica onde a NASA está a colocar investimento e faz parte das metas de desenvolvimento futuro.

Veja o vídeo de como o Coronógrafo pode ajudar nestas investigações

Enquanto o observatório não avança vale a pena visitar o site da NASA dedicado aos exoplanetas e a pesquisa de vida extraterrestre, onde se explica a evolução das descobertas que já levaram à identificação de mais de 5 mil planetas fora do sistema solar.

Há também respostas a algumas das perguntas chave nesta área, como "Estamos sozinhos no Universo?", "Podemos encontrar vida?" e explicações sobre a forma como são identificados e classificados os exoplanetas, para além de imagens muito interessantes sobre os planetas já descobertos, em criações artísticas que representam as principais características referenciadas.

No site é possível escolher um destino, de entre os exoplanetas identificados, e viajar para um deles, descobrindo mais sobre a sua atmosfera e composição. Ou pode explorar a galáxia de horrores, com imagens que pode usar como posters ou fundos de ecrã.

Veja algumas das imagens dos exoplanetas 

Pode explorar o site de exoplanetas da NASA através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.