A Boston Dynamics continua a pôr as capacidades do Atlas à prova e, em colaboração com o Robotics & AI Institute (RAI), submeteu o robot humanoide a uma nova série de testes exigentes, entre caminhadas e cambalhotas no ar. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Num novo vídeo partilhado pela empresa no YouTube é possível ver a mais recente versão do robot a realizar proezas acrobáticas com grande precisão. A elas juntam-se testes feitos na rua, com o Atlas a deslocar-se a diferentes velocidades por uma superfície molhada.

Veja o vídeo

O vídeo mostra também o robot a enfrentar alguma dificuldade em completar a sequência de movimentos acrobáticos, acabando por tropeçar e cair várias vezes. Na rua, o Atlas escorregou por diversas vezes, caindo num monte de neve por perto e uma das “escorregadelas” resultou numa queda aparatosa, com o robot a partir alguns componentes.

Em destaque está ainda a capacidade do Altas no que toca a corrigir os seus movimentos. Por exemplo, após um salto mortal para trás que não correu também como planeado, é possível ver o robot a corrigir a sua posição depois de ter aterrado de forma instável.

Como aponta o site Digital Trends, os especialistas da Boston Dynamics têm trabalhado com os peritos do RAI para aperfeiçoar a mobilidade do robot, além da sua capacidade de controlo completo dos movimentos.

A longo prazo, o objetivo passa por colocar o robot a trabalhar em fábricas e armazéns, colaborando com humanos em ambientes complexos. Ainda em janeiro, durante a CES 2026, a Boston Dynamics revelou a versão do Atlas pronta para produção, com a Hyundai e a Google DeepMind entre os primeiros clientes.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.