
Embora não seja uma informação particularmente relevante para os utilizadores que beneficiam de pacotes de dados generosos, a navegação na internet tem um preço. A questão, para quem paga valores fixos sobre os serviços, é, no entanto, qual é o valor real desta utilização. Afinal, longe vão os tempos dos pacotes limitados e da internet fixa paga ao mega. Aos curiosos, trazemos este site, o What Does My Site Cost, que lhe conta quanto custa visitar cada website por onde passa.
Neste portal basta-lhe preencher o WebPageTest ID ou o URL do site para que seja feito o cálculo. E de acordo com um dos autores, as contas são feitas com base nos dados da União Internacional de Telecomunicações, a agência das Nações Unidas para as tecnologias da informação e comunicação. Destes registos são extraídos os preços da operadora com maior quota de mercado em cada país, tendo por base o plano de dados mais barato com, pelo menos, 500MB para 30 dias.

Portugal (ainda) não consta da lista de países analisados, mas, para efeitos de contexto, pode saber quanto custa visitar o TeK na Holanda (0,06 dólares), em Espanha (0,03 dólares) ou na França (0,03 dólares). O Canadá é o destino mais caro para os internautas.
Mais importa dizer que estes valores são feitos assumindo que cada site tem um peso de aproximadamente 2.552KB. O valor foi calculado através dos registos do HTTP Archive.
O What Does My Site Cost está disponível através deste link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários