
Numa altura em que as atenções estão divididas entre Plutão e o recém descoberto exoplaneta Kepler 425-b, Marte não tem conseguido tanta atenção mediática. Mas as missões no planeta continuam e a produzir informação valiosa que contribui para projetos como o Mars Trek.
Na prática esta iniciativa da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) é uma versão do Google Maps, mas pela qual é possível navegar no planeta.
A ferramenta online tem vários recursos interativos. É possível ver o planeta em 3D, numa visão mais “global”, ou ver parte do seu território em 2D. Existem vários pontos de interesse marcados automaticamente, mas o utilizador pode fazer a sua própria exploração.
As imagens têm um nível de resolução muito aceitável e permitem fazer zoom algumas vezes sem que haja uma redução no nível de detalhe.
Outra funcionalidade curiosa é a possibilidade de saber onde amartaram cada um dos rovers que estão ou estiveram no planeta, assim como o percurso que percorreram em terras marcianas.
Recorde ainda algumas imagens mais marcantes da missão da NASA em Marte.
Nota da redação: foram corrigidas algumas gralhas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários