Nos velhos tempos do gaming no PC, ainda em ambiente DOS, havia uma função popular que era utilizada na consola de comandos: “noclip”. Este comando basicamente desligava a deteção de colisão, permitindo passar por paredes ou portas para o outro lado do cenário. Era uma batota que se utilizava quando não se conseguia encontrar uma determinada chave para uma porta, ou quando os jogadores se perdiam nos mapas labirínticos dos jogos FPS.

Prestando homenagem a esse comando, o website Noclip é uma viagem nostálgica a esses velhos tempos, oferecendo um passeio virtual aos jogadores ao longo dos níveis dos mais conhecidos títulos das consolas Wii, GameCube e 3DS da Nintendo, entre eles Mario Kart, The Legend of Zelda, ou mais recentes Dark Souls, Splatoon e Super Mario Odyssey em outras plataformas.

Esta ferramenta é simultaneamente um exercício para que novos produtores aprendam design, e a forma como os mapas são construídos. Experimente ver a complexidade do gigantesco mapa de Dark Souls ou de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, para ter uma ideia. E da mesma forma pode ver as texturas com que as “peças” foram montadas, já que estes mapas são baseados no próprio código dos jogos.

tek site do dia

De notar ainda que mediante a complexidade dos mapas escolhidos, a performance poderá não ser melhor, dependendo do processador do computador. Mas caso consiga abrir, o passeio é nostálgico e poderá mesmo tirar screenshots durante a sua experiência.

Pode visitar o website do Noclip no seguinte link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.