É mais um domingo e isso é sinónimo de apps, pelo menos aqui no TEK Notícias. Esta semana trazemos um "pacotinho" de aplicações diverso, com opções de navegação em modo privado, jogos, desporto e a nostalgia dos vídeos do Vine. Tudo com opções gratuitas para iOS e Android.

Veja em baixo quais as que mais lhe interessam para animar o seu smartphone ou tablet e bom Domingo!

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Procura anonimato total enquanto navega na Internet? Experimente o Tor Browser

Muitas vezes associado à "Dark Web", o Tor Browser é uma das ferramentas mais poderosas (e gratuitas) para quem quer garantir o anonimato da sua localização e hábitos de navegação.

Numa altura em que a privacidade digital é cada vez mais um luxo, o Tor Browser para Android destaca-se por ser a única aplicação móvel oficial suportada pelo Projeto Tor. Ao contrário de outros navegadores que apenas oferecem um "modo incógnito" (que na prática esconde pouco), o Tor isola cada site que visita, impedindo que trackers e anúncios de terceiros o sigam pela internet.

A grande diferença está na forma como os dados são utilizados. Na realidade é como se estivesse a usar uma VPN, onde o seu tráfego é transmitido e encriptado três vezes ao passar pela rede Tor, composta por milhares de servidores voluntários. Através destes passos todos, torna-se praticamente impossível alguém saber que sites está a visitar e, para quem está de fora, a única coisa visível é que está a usar o Tor como browser.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Entre a lista de principais funcionalidades, destacamos o avançado sistema de bloqueio de rastreadores, que eliminam os cookies assim que termina a sessão, a uniformização da sua "impressão digital", fazendo com que todos os utilizadores da rede Tor pareçam iguais, o que dificulta a identificação do seu dispositivo, a evação da censura aplicada na rede de dados onde se encontra ligado, e a encriptação em camadas, ou seja, os seus dados são protegidos por múltiplas camadas de encriptação, tal como uma cebola, o símbolo do projeto.

O único inconveniente é que todas as camadas adicionais de proteção têm impacto no desempenho de navegação, mas este é o preço a pagar pela privacidade total. O Tor Browser é totalmente gratuito, utiliza código aberto (open source) e está disponível para download na Play Store.

diVine recupera vídeos antigos do Vine e a magia dos loops de 6 segundos

A nova vida do arquivo do Vine conta com o apoio de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, e é uma viagem nostálgica ao projeto que fechou em 2016.
Quem se lembra do Vine e dos seus vídeos de 6 segundos em loop? O arquivo foi agora recuperado pelo veterano de tecnologia Rabble e está online com o projeto diVine, apoiado pelo co-fundador do Twitter, Jack Dorsey.

São mais de 150 mil vídeos de uma altura em que o Instagram e o TikTok ainda não tinham ocupado todo o espaço de vídeos curtos. Em 2016 o Twitter decidiu fechar o Vine e depois disso já houve várias tentativas de "reanimação", mas sem sucesso.

Agora os vídeos estão novamente online e quem tinha conta pode recuperá-la. Há ainda a possibilidade dos criadores pedirem para apagar os seus vídeos antigos.

Veja as imagens

O programa de testes beta está cheio e para já não é possível juntar mais utilizadores ao teste da app, mas quem quiser pode inscrever-se na mailling list para ser avisado quando a Google e a Apple aprovarem a aplicação. Até lá, podem explorar os vídeos no site ddo diVine.

Strava: A aplicação de desporto que se tornou numa rede social

Mais do que uma aplicação de monitorização de exercício, o Strava transformou-se na comunidade digital de referência para atletas de todos os níveis e de todo o tipo de desportos, onde o treino conta tanto como o convívio.

Se costuma correr ou andar de bicicleta com amigos, é muito provável que já tenha ouvido a famosa frase "Se não está no Strava, é por que não aconteceu". Esta expressão resulta do feito raro que a aplicação conseguiu junto do universo dos adeptos do exercício físico, o de juntar a precisão técnica de um eficaz monitor de treino com a dinâmica viciante de uma rede social.

A aplicação permite registar atividades em mais de 30 modalidades diferentes, que vão desde a clássica corrida (ou running, se preferir) e ciclismo, passando pela natação, caminhada, ioga ou crossfit. Para além de gravar o percurso via GPS e apresentar dados essenciais como distância, ritmo, desnível e calorias, o grande trunfo do Strava é mesmo a vertente da comunidade.

Os utilizadores podem juntar-se a clubes, seguir amigos, dar "Kudos" (o equivalente a "likes") para incentivar o esforço dos restantes utilziadores, e comentar treinos. Para os mais competitivos, existem os "Segmentos", troços de estrada ou trilhos específicos onde a app cria um ranking automático de todos os que por lá passaram, permitindo-lhe comparar o seu tempo com outros utilizadores.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

O Strava integra-se perfeitamente com a grande maioria dos relógios desportivos (Garmin, Suunto, Polar), assim como quase todos os smartwatch do mercado, como o Apple Watch, Samsung Galaxy Watch, Google Pixel Watch, Xiaomi Watch e Huawei Watch, importando os dados automaticamente assim que termina o exercício.

A aplicação é gratuita e bastante completa na sua versão base, mas através da subscrição paga terá acesso a planos de treinos especializados, histórico completo, criar desafios com amigos, planear rotas e aceder a tabelas de classificação de segmentos filtradas. O Strava está disponível gratuitamente para equipamentos Android como iOS.

Aprenda algo novo todos os dias e mantenha a mente ativa com a Spark

Desenvolvida pelos criadores da Elevate, conhecida por ser uma espécie de “ginásio” para o cérebro, a Spark é uma aplicação para mentes curiosas com puzzles que o incentivam a aprender algo novo todos os dias.

Diariamente, a Spark apresenta quatro puzzles diferentes, todos relacionados com um tema central: de temas históricos a questões mais científicas, passando ainda por geografia, desporto ou cultura pop.

Na app pode encontrar quebra-cabeças sobre uma variedade de temas curiosos como a influência da batata na história global, a evolução das calças de ganga ou até a forma como plantas venenosas deram origem a certas expressões ou a obras literárias.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Segundo os criadores, o objetivo é tornar a curiosidade num hábito diário divertido, motivo pelo qual os puzzles apresentados não contam com mecânicas “stressantes”, como cronómetros ou sistemas de pontuação que o comparam com outros jogadores.

Além de quebra-cabeças, a app dispõe de ferramentas para o ajudar a manter o hábito de aprender, incluindo lembretes diários e uma secção dedicada a todo o progresso feito ao longo do tempo. 

A Spark está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.