A população mundial continua em crescimento e o ecossistema alimentar, por sua vez, está em colapso. Investigadores de todas as áreas tentam ajudar a dar resposta ao problema, e a área das TIC não é exceção. Na IBM há (pelo menos) cinco projetos em curso.

A IBM está a usar tecnologias como Inteligência Artificial, cloud, IoT e blockchain em diferentes projetos que abrangem vários momentos da cadeia de abastecimento alimentar e que prometem mudar radicalmente a indústria. As previsões “5 in 5” de 2019 da gigante do software empresarial vão por aí.

As novidades começam logo nas sementes, onde um gémeo digital da agricultura promete ajudar a
alimentar uma população crescente recorrendo a menos recursos. Nas colheitas é a tecnologia de Blockchain que poderá impedir o desperdício de alimentos, enquanto nas prateleiras a possinbilidad de mapear o microbioma irá proteger-nos das bactérias prejudiciais.

Enquanto isso, à mesa, sensores de IA serão capazes de detetar agentes patogénicos alimentares em casa e em relação ao lixo, um novo processo de reciclagem radical irá dar uma nova vida ao plástico antigo.

Pode conhecer com mais pormenor as cinco inovações científicas e tecnológicas previstas pela IBM para os próximos cinco anos a partir do endereço http://research.ibm.com/5-in-5.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.