![Nos próximos anos a tecnologia vai ajudar a mudar a comida (e muito)](/assets/img/blank.png)
A população mundial continua em crescimento e o ecossistema alimentar, por sua vez, está em colapso. Investigadores de todas as áreas tentam ajudar a dar resposta ao problema, e a área das TIC não é exceção. Na IBM há (pelo menos) cinco projetos em curso.
A IBM está a usar tecnologias como Inteligência Artificial, cloud, IoT e blockchain em diferentes projetos que abrangem vários momentos da cadeia de abastecimento alimentar e que prometem mudar radicalmente a indústria. As previsões “5 in 5” de 2019 da gigante do software empresarial vão por aí.
As novidades começam logo nas sementes, onde um gémeo digital da agricultura promete ajudar a
alimentar uma população crescente recorrendo a menos recursos. Nas colheitas é a tecnologia de Blockchain que poderá impedir o desperdício de alimentos, enquanto nas prateleiras a possinbilidad de mapear o microbioma irá proteger-nos das bactérias prejudiciais.
Enquanto isso, à mesa, sensores de IA serão capazes de detetar agentes patogénicos alimentares em casa e em relação ao lixo, um novo processo de reciclagem radical irá dar uma nova vida ao plástico antigo.
Pode conhecer com mais pormenor as cinco inovações científicas e tecnológicas previstas pela IBM para os próximos cinco anos a partir do endereço http://research.ibm.com/5-in-5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários