A transparência tem vindo a aumentar e há vários anos que a Google tem apostado em permitir aos utilizadores saberem toda a informação que está a ser guardada, e para que é que é utilizada, com a possibilidade de definir filtros e apagar dados. Mas é sempre impressionante quando numa única página conseguimos ver o nosso perfil e hábitos, tudo muito bem esquematizado.

A página de definições de pesquisa tem o perfil desenhado de acordo com os seus hábitos, desde que tenha a personaliação de anúncios ativada, e a Google mostra o intervalo etário, a profissão que calcula que tenha, o estado civil, o sistema operativo que usa e o que procura em áreas como alimentação e animais de estimação.

No meu caso foi quase tudo certo, mas com algumas falhas claras na identificação da profissão, onde falhou redondamente, e também na parentalidade, indicando que não tenho filhos. Provavelmente ajuda o facto de fazer regularmente uma limpeza da atividade no Google, através da página My Activity sobre a qual já escrevemos no SAPO TEK.

Vale a pena ver o que o Google acha que sabe sobre si, até porque pode entrar em cada uma ds categorias e explorar melhor a informação que foi recolhida. E se não quiser continuar a ser  "perfilado" para publicidade, é só desligar a funcionalidade de personalização de anúncios.

Note que a Google explica que não vende os dados pessoais a ninguém e tem até um link nesta  página para gerir os anúncios noutras redes publicitárias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.