http://imgs.sapo.pt/gfx/191286.gif


Pixelpalooza é um concurso aberta a todos os artistas criadores de ícones para desktops - alcunhados por alguns de "iconistas" - em que estes podem mostrar o seu talento, tirando o máximo de partido da tecnologia dos computadores Mac.



O evento organizado pelo site Iconfactory encontra-se dividido em três categorias: obras concebidas para o sistema operativo Mac OS X, outras criadas através do recurso à aplicação CandyBar - que permite personalizar os ícones de sistema da plataforma dos computadores da Apple, e ainda outras desenvolvidas para o modo clássico pixelizado do Mac OS, incluindo todas as edições anteriores à versão 9.



Em cada categoria são atribuídos prémios ao primeiro e segundo lugar - segundo a escolha de um painel de juízes - e ao conjunto preferido do público - com base numa votação aberta aos visitantes do site, mediante registo. Aos designers que conquistarem as primeiras posições em cada categoria será atribuído um leitor de música portátil iPod da Apple, entre outros periféricos e títulos de software.



Depois da votação popular, que decorreu entre 7 e 12 de Abril, amanhã será a vez de conhecer os conjuntos de ícones e artistas vencedores da edição de 2003 deste concurso que já é realizado desde 1997. Na edição do ano passado, foram a concurso 144 obras.



Olhando para a galeria de conjuntos de ícones concorrentes, ordenados em categorias e de acordo com a votação do público - em ordem descendente -, podemos ver que a edição deste ano terá sem dúvida uma influência muito latina. A liderar na secção de Mac OS X estão os pinguins de Everaldo Coelho, mais conhecido por ter sido o criador dos ícones de sistema do software de ambiente de trabalho KDE 3.1 para Linux, e que em território da maça tenta fazer a ponte com o mundo open-source e Unix.



Outro brasileiro, Dirceu Veiga, lidera as preferências do público em CandyBar, que apresenta um conjunto inspirado no seu trabalho de criador de banda desenhada. Já na categoria de ícones para modo clássico está o espanhol Rámon Teja e os seus smiley glasses. Mas há mais designers brasileiros e sobretudo espanhóis, como o catalão Carlitus, que este Verão causou muita sensação nos círculos Linux e Mac com o seu conjunto Noia - em tons azuis - e Noia Warm - com cores mais quentes, com influências de Gaudi. Infelizmente, não conseguimos detectar nenhum participante português...



Sites de dias anteriores:

19/04/2003

Jogos de cordas

Simples ou extremamente complicados, os jogos de cordas podem tornar-se um desafio aliciante para todos os que tiverem a paciência e a dedicação para aprender a realizar as figuras propostas neste site.

18/04/2003
Na net com uma Marciana
Já esteve on-line com uma marciana? Pois graças ao site marciana.org tem agora uma oportunidade única. A marciana é a Rita, uma jovem "tudo menos normal" que nos conta, através da Internet, a história da sua (ainda curta) vida.

17/04/2003

Informação sobre tecnologia com origem no Brasil

Chama-se Magnet e fornece conteúdos informativos sobre tecnologia para o mercado brasileiro, numa linguagem acessível mas sem comprometer a qualidade. Entre os assuntos abordados contam-se cibercultura, jogos, Macs, software livre e negócios de TI.

16/04/2003

Programas de apoio em português

O site da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento tem uma área dedicado ao Directório de Programas de Inovação que pode ser uma ajuda preciosa para as entidades que desejam candidatar-se a programas de apoio nacionais e internacionais.

15/04/2003

Honras para o Ministro de Informação do Iraque

Durante três semanas, o Ministro de Informação do Iraque foi a face vísivel do regime, negando com tanta convicção a realidade que levou à criação de um site. Agora está de "licença" administrativa, mas as pérolas da sua comunicação estão na Internet.

14/04/2003

A arte e ciência dos jogos

Fazer jogos para computadores, consolas ou telemóveis é uma arte e uma ciência, advoga o Gamasutra, um portal construído para servir as necessidades da comunidade de programadores de jogos independentes.

13/04/2003

Um motor de pesquisa para os sons

Se procura um som específico para a sua página da Web ou apresentação em PowerPoint, é provável que o encontre no FindSounds, um site que faz exactamente isso que diz: pesquisa a Web por ficheiros áudio de todo o tipo.

12/04/2003

O bazar virtual

Tendo ou não o "hábito ou necessidade doentia de adquirir coisas inúteis" aconselhamos uma visita ao renovado coleccoes.net, uma viagem guiada pela fantástica capacidade humana de tornar útil o inútil.

11/04/2003

O essencial para o intelectual do século XXI
Política, filosofia, arte, literatura e todo o tipo de ideias com origem no mundo académico das ciências sociais e humano é o que oferece o site Arts and Letters Daily, um weblog em formato de jornal clássico onde não falta informação.

10/04/2003

Contra o spam clicar clicar

Devido ao número crescente de mensagens SMS recebidas a contra-gosto pelos utilizadores de telemóveis, a Marketing Federation of Southern Africa, elaborou um novo código de conduta que irá regular o envio deste tipo de mensagens.

09/04/2003
O dia de todos os downloads
Para combater a tendência de troca de ficheiros de música na Internet que provoca enormes perdas de receitas à indústria, as editoras europeias criaram o Digital Download Day, permitindo a

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.