http://imgs.sapo.pt/gfx/125960.gif

Free Radio Linux é uma nova estação de rádio online em que a programação consiste apenas na leitura de milhares de linhas de código-fonte. A iniciativa concilia vários grupos de interesse distintos, como a comunidade de software open-source, os adeptos da net.rádio e as pessoas da comunidade de arte para novos média.



O objectivo deste projecto, lançado em 3 de Fevereiro de 2002 (dia do quarto aniversário do termo open source), é transmitir todo o código-fonte do kernel - núcleo do sistema operativo em cima do qual as outras aplicações correm - do Linux através da Internet. O processo inicia-se com a conversão por um sintetizador de voz das 4.141.432 linhas de código que deverão demorar 14.253,43 horas ou 593,89 dias a ler.



A partir de um apartamento em Londres, a equipa da r a d i o q u a l i a, empresa por detrás do projecto - irá "abastecer" a voz computorizada através de uma ligação comum por cabo, em direcção ao servidor de streaming de áudio localizado em Amesterdão, onde a emissão estará disponível para quem quer que a deseje ouvir.



No primeiro dia em que esteve no ar, a Free Radio Linux foi escutada por mais de 300 mil visitantes, tendo o servidor disponibilizado 1 GByte de dados aos ouvintes. No mesmo dia, foram oferecidos mais dois servidores para efectuar o mirroring da transmissão.



Apesar de ser difícil acreditar que mesmo o mais fanático dos programadores de Linux se interesse por entidades semânticas como "struct sigframe underscore ia32", o que é facto é que várias estações de rádio independentes decidiram seleccionar partes da emissão áudio e retransmiti-las através das suas frequências locais de rádio.





Sites de dias anteriores:




17/05/2002
Ciber Direitos e Ciber Liberdades
A defesa dos direitos e liberdades na Internet é o principal objectivo da organização não lucrativa britânica Cyber-Rights & Cyber-Liberties, um dos principais recursos para quem se quer manter informado sobre estes temas.




16/05/2002

O que fazer para ser um hacker
Esta página pode ser considerada um pequeno livro de instruções para todos os que têm o desejo secreto de se transformar num hacker famoso que consegue entrar nos sites mais bem guardados de toda a Internet. É só preciso estilo e técnica.




15/05/2002

Projecto para um governo electrónico
O site eGovernment Project pede aos seus visitantes que comentem e deixem a
sua própria opinião sobre os diferentes aspectos de um governo electrónico
nos Estados Unidos. As questões ligadas à ciber-segurança são um dos muitos
temas em debate.



14/05/2002

Dinheiro para todos

Pode ser utópico, mas pode também ser a base de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Tal como existe o software open-source, um grupo de activistas criou o conceito de "dinheiro-aberto", que pode ser usado por qualquer um.



13/05/2002

Ajude a sua empresa a crescer

Para todos os que desejam aventurar-se no mundo empresarial, mas gostam de avançar com precaução hoje deixamos-lhe como sugestão o novo portal empresarial patrocinado pela Comissão Europeia, Gate2Growth.com.




12/05/2002

Mais sobre telemóveis e radiações

Todos andam preocupados com os eventuais perigos causados à saúde humana pelas radiações dos telemóveis e outras antenas de telecomunicações. O Governo americano lançou também na passada semana um site informativo sobre este tema.




11/05/2002

Crítica cinematográfica de poucas palavras

Acha que conseguiria avaliar um filme de duas ou três horas em quatro palavras? Então, prepare-se para tentar, acedendo ao "The four word film review", onde também poderá ver os comentários - originais, ou nem por isso - deixados por outros internautas.




10/05/2002
Agir localmente, pensar globalmente
Desde 11 de Setembro de 2001 que Marni Cordell tem viajado pela região da Ásia Pacífico em busca de história sobre órgãos comunitários locais, jornais ou revistas. Nos últimos tempos, realizou um trabalho de investigação sobre Timor-Leste.




09/05/2002
O Mês do Coração
Todos os anos, Maio é o mês dedicado ao Coração e por isso hoje decidimos aconselhá-lo a visitar o site da Fundação Portuguesa de Cardiologia, mas sem pressas, porque o stress faz mal ao coração!



08/05/2002
Portal do Cidadão com deficiência
Ontem apresentado oficialmente, o Portal do Cidadão com deficiência pretende servir este público com informação na área da legislação, além de outros assuntos que interessam aos cidadãos com necessidades especiais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.