http://imgs.sapo.pt/gfx/127696.gif
O site Knowledge Web (K-Web), lançado recentemente, promete ser uma das novas ideias mais interessantes do universo da Web, já que combina dois dos seus principais fundamentos: o trabalho voluntário, colaborativo e interactivo e a ligação hipertextual entre conceitos.
O seu fundador, o historiador James Burke, pretende através deste sistema apresentar o conhecimento de uma forma interligada e holística - macroscópica - que possibilite um número infinito de caminhos de exploração entre pessoas, lugares, coisas e eventos.
Cada um desses items é então considerado um nó - comparável àquilo a que, numa linguagem filosófica, os teóricos franceses Deleuze & Guattari chamaram de rizoma. Anexada a cada nó está informação detalhada, um sumário de "estatísticas vitais" e links para recursos externos.
A partir de cada nó, o utilizador será capaz de viajar a outros nós que estão contextualmente ligados com o "rizoma" original através de alguma relação histórica. O sistema irá também permitir que o utilizador faça "zoom out" para ver a constelação de nós que se relacionam com o original mediante algum aspecto, como o tempo. O cibernauta pode também criar o seu próprio nó.
Actualmente, o K-Web conta já com cerca de 100 voluntários, mas são precisos ainda muitos mais, em particular, investigadores experientes, escritores e programadores com conhecimentos em Java, XSLT e XML para que esta teia do saber se torne numa verdadeira "inteligência colectiva".
Sites de dias anteriores:
25/05/2002
Cannes, capital europeia do cinema
Numa altura em que o evento mais reputado da indústria cinematográfica europeia está a quase a terminar, sugerimos que visite o site oficial do festival de Cannes que disponibiliza ao grande público e profissionais toda a informação sobre o acontecimento.
24/05/2002
Certificação de competências
A Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos está a promover a certificação das competências adquiridas ao longo da vida profissional. No site oficial deste organismo poderá encontrar toda a informação sobre este processo.
23/05/2002
Acesso aberto para a geração Net
Peacefire é um site que pretende ajudar os mais jovens a desligar o software de bloqueio de acesso à Internet porque "não é crime ser mais esperto do que os pais".
22/05/2002
Computação distribuída para prever clima do futuro
Neste site tenta fazer-se previsão meteorológica, mas se está a pensar no tempo do próximo fim de semana, desengane-se: este é um projecto de computação distribuída concebido para prever futuras alterações climatéricas.
21/05/2002
Partilha de ficheiros online sem direitos de autor
O projecto Creative Commons define-se como uma iniciativa para que académicos, músicos, cineastas e escritores possam anunciar de uma forma fácil que as suas obras estão disponíveis para serem copiadas, modificadas e redistribuídas.
20/05/2002
Volta ao mundo em webcams
A sugestão de hoje - tendo em consideração que ainda é segunda e os passeios só se programam aos fins-de-semana -, vai levá-lo onde quiser. Por exemplo, pode ir até à Austrália e voltar a tempo do jantar, basta clicar na webcam da sua preferência.
19/05/2002
Na "Terra do Ontem"
Um projecto de três amigos que evoluiu para algo que poderá ser visto como um género de enciclopédia da cultura popular mais recente. E embora dirigido ao "mercado" norte-americano, é muito natural que o resto do mundo se reveja nos exemplos apresentados.
18/05/2002
O código-fonte de Linux em versão radiodifundida via Net
Uma transmissão sonora da leitura computorizada do código utilizado para criar o sistema operativo Linux pode não ser, à primeira vista, a programação mais indicada para estação de rádio online. Mas o número de ouvintes não tem parado de aumentar.
17/05/2002
Ciber Direitos e Ciber Liberdades
A defesa dos direitos e liberdades na Internet é o principal objectivo da organização não lucrativa britânica Cyber-Rights & Cyber-Liberties, um dos principais recursos para quem se quer manter informado sobre estes temas.
16/05/2002
O que fazer para ser um hacker
Esta página pode ser considerada um pequeno livro de instruções para todos os que têm o desejo secreto de se transformar num hacker famoso que consegue entrar nos sites mais bem guardados de toda a Internet. É só preciso estilo e técnica.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários