Da Idade Média à actualidade, o Projecto Vercial constitui uma autêntica
história da literatura portuguesa online, integrando notas
biográficas
de quase todos os autores portugueses já desaparecidos. Mas esta base
de dados virtual é regularmente actualizado à medida que os autores
contemporâneos e as editoras o solicitam e desde que o escritor ou
poeta tenha uma obra publicada por uma editora.

Criado pelo escritor e professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro José Leon Machado há cerca de cinco anos, esta versão nacional do Projecto Gutenberg, recebe por mês mais de 30 mil visitas, sendo os cibernautas sobretudo originários do Brasil, embora o site também seja frequentado por emigrantes nos Estados Unidos e França.

O espaço encontra-se dividido por épocas culturais, disponibilizando
páginas contendo informação sobre os diferentes autores. No caso dos clássicos nacionais, cujas obras já entraram no domínio público, são fornecidos extractos dos livros publicados. Para além desta vertente, o projecto apresenta ainda críticas literárias, estudos académicos, recensões e notas de apresentação a livros actuais, bem como antigos.

Sites de dias anteriores:

30/12/2002

Andar devagar por Nova Iorque

Cada vez mais acelerados são os passos dos habitantes e visitantes de Nova Iorque que se esquecem de reparar nos pequenos pormenores da "Big Apple". O Slower.net é um fotolog que retoma as vantagens de andar devagar e manter os olhos bem abertos.

30/12/2002
Editora de primeiros livros
Este é o endereço online de uma editora que desde 1997 já ajudou 7.000 "aspirantes a escritores" e até "escritores estabelecidos" a publicarem as suas obras. Um recurso a considerar por quem pretende dar a conhecer os seus trabalhos literários.

29/12/2002
Plataforma de dados sobre a sociedade móvel de informação
Mais do que uma fonte de notícias, a publicação online The Feature foi concebida para ajudar a gerir o fluxo da informação no sector da Internet móvel, onde a quantidade de dados está a aumentar tão rapidamente como a
própria área em si.

28/12/2002
A herança culinária norte-americana
É verdade que podemos dizer muito acerca da uma cultura com base nos seus hábitos alimentares, por isso a Cornell University Library desenvolveu esta exposição de livros, fotografias, publicidade e outros documentos sobre gastronomia na América.

27/12/2002
Alternativas aos testes em animais
Criada pela Comissão Europeia com vista à protecção dos animais, a ECVAM é a entidade responsável pela validação de métodos experimentais alternativos a nível europeu que possam reduzir ou substituir a utilização de animais em laboratórios.

26/12/2002
Tertúlia no ciberespaço
Cybersalon é um evento que se realiza regularmente de Londres para o resto do mundo, através da transmissão Web. Aqui, pode-se assistir a uma autêntica cibertertúlia que aborda assuntos como a comercialização da Net e a arte dos novos média.

25/12/2002
A aldeia do Pai Natal
Agora que o Pai Natal já desceu pelas chaminés e deixou os seus presentes, aproveite para visitar a mais feliz aldeia do Pólo Norte - e também do ciberespaço - onde poderá jogar, aprender receitas e receber um diploma de duende.

24/12/2002
Seguir o caminho do Pai Natal
Mais uma vez, a organização militar responsável pela defesa do espaço aéreo do Canadá e Estados Unidos - a NORAD - vai seguir as movimentações do Pai Natal durante a sua tarefa de entrega das prendas, e todos podemos acompanhá-lo pela Internet.

23/12/2002
Apresentando Melchior, Gaspar e Baltazar
Fazendo justiça àqueles que primeiro deveriam ter transportado o "título" de Pai Natal, fica a sugestão de uma visita a um site que dá a conhecer a história dos três Rei Magos e que explica as tradições natalícias de alguns países do mundo.

22/12/2002
Um filme num minuto
Extrair o mais importante de um filme de forma a ultra-condensar a história em versões de um minuto é o objectivo deste site. No Movie-a-minute encontra desde os clássicos do cinema a filmes mais recentes, todos tratados segundo a mesma filosofia.

21/12/2002
Encontros entre média e cultura
"Amor", "novo", "espaço", "medo" e "eu" são alguns dos conceitos que cada
número do jornal mensal académico M/C se dedica a desconstruir e a analisar
sob vários prismas, mas tendo sempre como pano de fundo a intersecção entre
média e cultura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.