http://imgs.sapo.pt/gfx/171360.gif

Começando como uma publicação underground com características de fanzine em 1992, passando pelos tempos áureos, dotcomianos e megalómanos de 98/99 - altura em que se atreveu a lançar uma edição exclusiva para os Estados Unidos -, passando por uma fase de quase falência e acabando num período em que passou a ser vista como uma sobrevivente no negócio duro e complicado dos média, a revista canadiana Shift sempre se pautou por uma periodicidade irregular e por uma atitude frontal e contra-cultural.



Sendo uma publicação sobre tecnologia, detesta abordar os meandros mais aborrecidos e "chatos" desta área, como servidores, tipos de sistemas de ficheiros ou placas gráficas. O conteúdo da Shift concentra-se mais nos efeitos culturais e sociais da tecnologia, adoptando uma perspectiva semelhante ao seu conterrâneo Marshall McLuhan.



Na versão online e nas páginas da revista, pode-se ver mesmo o que é a cultura da Net, sem artifícios intelectuais nem popularismos sensacionalistas. No site da Shift, pode-se encontrar artigos que abordam sites de encontros pessoais entre desconhecidos, os principais momentos da história da cultura digital, uma publicação online para asiáticos ou o mundo dos entusiastas do case-modding - alterações no design e componentes do hardware informático.



A utilização de animações Flash prima-se por uma qualidade notável e eficaz. O design, em tons escuros e cinzentos, é atractivo mas respeita as regras da usabilidade, a contrastar com o look pós-moderno e quase caótica da edição impressa. A selecção dos sites que estão na moda em cada momento é também bastante actual.

Sites de dias anteriores:

09/01/2003
Electrónica de consumo em feira
Começa hoje em Las Vegas a 2003 International CES, uma das principais feiras na área da electrónica de consumo. O site contém informação sobre o evento e ainda sobre alguns dos produtos anunciados.

08/01/2003
Óscares para a tecnologia cinematográfica
Este ano a Academia norte-americana de Cinema decidiu criar uma área de Ciência e Engenharia, onde se propõe distinguir com as famosas "estatuetas douradas" alguns dos responsáveis por inovações tecnológicas utilizadas na sétima arte.

07/01/2003
Uma festa de música de dança para o mundo
Todas as sextas, de madrugada, é possível ouvir directamente de São Francisco
os sons mais inovadores da música de dança ambiental, em formato RealAudio, graças ao site BetaLounge. A qualquer hora, pode-se pesquisar um arquivo que remonta a 1997.

06/01/2003
MCES online
Foi recentemente aberto o site do Ministério da Ciência e Ensino Superior, que acumula competências na área científica e do ensino superior. Notícias, legislação e outro tipo de dados sobre o ministério podem agora ser encontrados online.

05/01/2003
Quando tudo está mau ainda pode piorar
Dizer que temos azar quando passamos por alguma situação menos agradável é muito subjectivo. Poderá percebe-lo perante esta lista das coisas que podem acontecer na vida quotidiana de todos nós, desde as mais suportáveis até às absurdamente horríveis.

04/01/2003
Mailing-lists no formato de newsgroups
Considerados até há pouco em vias de desaparecimento, os newsgroups estão a ser recuperados com o projecto Gmane, que utiliza o formato dos fóruns de discussão para difundir mailing-lists, sendo as mensagens guardadas no servidor.

03/01/2003
Preservar a língua portuguesa
O Instituto Camões tem por missão promover a língua e cultura portuguesa no exterior. Através do seu website o instituto alarga potencialmente a todo o mundo a sua acção, com conteúdos em português de interesse internacional.

02/01/2003
O Museu do Deserto de Chihuahua
Depois dos recentes agitados dias de festa, poderá acalmar o espírito desfrutando da paisagem tranquilizadora e conhecendo alguns dos segredos do deserto oferecidos a partir do site oficial do Museu do Deserto mexicano.

01/01/2003
O espaço virtual dos clássicos da literatura portuguesa
O Projecto Vercial é o lar da literatura portuguesa no ciberespaço
desde há cinco anos, contendo obras de poetas e romancistas nacionais,
desde D. Dinis a Florbela Espanca. Quanto aos escritores
actuais, é possível consultar uma pequena biografia.

31/12/2002

Andar devagar por Nova Iorque

Cada vez mais acelerados são os passos dos habitantes e visitantes de Nova Iorque que se esquecem de reparar nos pequenos pormenores da "Big Apple". O Slower.net é um fotolog que retoma as vantagens de andar devagar e manter os olhos bem abertos.

30/12/2002
Editora de primeiros livros
Este é o endereço online de uma editora que desde 1997 já ajudou 7.000 "aspirantes a escritores" e até "escritores estabelecidos" a publicarem as suas obras. Um recurso a considerar por quem pretende dar a conhecer os seus trabalhos literários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.