O mapa interativo está centrado nos Estados Unidos e aponta os locais onde a tecnologia de reconhecimento facial é utilizado, contando com a ajuda dos utilizadores para adicionar outros pontos onde as câmaras já filmam e fotografam os cidadãos para os identificar.

Mas mais do que apenas alertar para o uso do reconhecimento facial, o Ban the facial recognition quer mesmo iniciar um movimento de oposição e combate a esta forma de identificação dos utilizadores, que tem sido muito criticada pelas falhas que já aconteceram.

Autoridades policiais e aeroportos estão entre os principais utilizadores dos sistemas de reconhecimento facial, mas algumas cidades nos Estados Unidos já estão a fazer o movimento contrário e a proibir a sua utilização. É o caso de Oakland, na Califórnia, São Francisco e Somerville, no Massachusetts.

O site foi criado pela associação de defesa dos direitos digitais Fight for the Future que pretende que o mapa ajude a criar alerta público pela massificação da utilização destes sistemas. Cada um dos locais marcados tem informação sobre o tipo de utilização e a entidade que está por trás da vigilância, seja polícia local ou estatal ou outros serviços municipais.

Tek Ban the facial recognition

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.