http://imgs.sapo.pt/gfx/128439.gif

A ideia é simples mas, ao mesmo tempo, genial. O norte-americano Paul Bausch e blogger praticante pensou que seria interessante investigar quais os livros que são mais mencionados nos weblogs.



Desta forma, criou o site Weblog Bookwatch que monitoriza os weblogs que são dados como recentemente alterados no Weblogs.com - um espaço virtual que contém um vasto rol de informação sobre este fenómeno de informação produzida por amadores - e procura links para a livraria electrónica Amazom.com.



De seguida, examina o código ISBN no URL do link e representa o link como uma referência a esse livro. As obras mais mencionados surgem na lista do Top 10, contendo ligações para os weblogs que as referiram.



Este é assim um interessante mecanismo de correção das listas tradicionais de bestsellers, dado que quantifica quais os livros que são referidos, em vez daqueles que são comprados. As obras que surgem nos primeiros lugares pertencem sobretudo às áreas de ciência e tecnologia, bem como ficção científica.



Demonstrando o estado da edição livreira em Portugal, apenas um livro da lista se encontra traduzido para português e é a obra-prima de Ray Bradbury, Fahreneit 451, que se encontra disponível na colecção Argonauta Gigante da Livros do Brasil. Se ficou interessado, desloque-se ao Pavilhão desta editora na Feira do Livro de Lisboa ou do Porto e compre o livro. Afinal, o preço até nem deve ultrapassar os sete euros...





Sites de dias anteriores:



30/05/2002
Navegue na Feira do Livro
Tendo em consideração que a Feira do Livro abriu ontem ao público, aconselhamos uma visita ao site da feira onde poderá obter informações sobre todos os participantes, autores, editoras, livros e outras informações úteis.



29/05/2002
Entretenimento em português
Quem quer saber notícias e novidades sobre a Xbox deve visitar o PTBox, um site português que promete actualizar a informação sobre a nova consola da Microsoft diariamente.




28/05/2002
Os melhores dos melhores da Internet
O site do JetNet é paragem obrigatória para os internautas portugueses que quiserem saber quais os vencedores da edição dos "óscares da Internet" deste ano.



27/05/2002
Os seus direitos na Web inglesa
Recém chegado à Web, o yourrights.org.uk é apresentado como o maior guia online sobre direitos fundamentais do homem no Reino Unido e conta com a experiência do grupo Liberty, responsável pela sua criação e manutenção.




26/05/2002

O conhecimento como uma teia
Baseando-se na premissa de que o pensamento humano é associativo, isto é funciona pela associação de ideias, o site K-Web pretende expôr à luz da grande rede as relações históricas entre todo o conhecimento, através de nós de dados ligados por relações.



25/05/2002

Cannes, capital europeia do cinema
Numa altura em que o evento mais reputado da indústria cinematográfica europeia está a quase a terminar, sugerimos que visite o site oficial do festival de Cannes que disponibiliza ao grande público e profissionais toda a informação sobre o acontecimento.



24/05/2002

Certificação de competências

A Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos está a promover a certificação das competências adquiridas ao longo da vida profissional. No site oficial deste organismo poderá encontrar toda a informação sobre este processo.



23/05/2002

Acesso aberto para a geração Net

Peacefire é um site que pretende ajudar os mais jovens a desligar o software de bloqueio de acesso à Internet porque "não é crime ser mais esperto do que os pais".




22/05/2002

Computação distribuída para prever clima do futuro

Neste site tenta fazer-se previsão meteorológica, mas se está a pensar no tempo do próximo fim de semana, desengane-se: este é um projecto de computação distribuída concebido para prever futuras alterações climatéricas.




21/05/2002

Partilha de ficheiros online sem direitos de autor

O projecto Creative Commons define-se como uma iniciativa para que académicos, músicos, cineastas e escritores possam anunciar de uma forma fácil que as suas obras estão disponíveis para serem copiadas, modificadas e redistribuídas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.