Ao autores do estudo avisam que as emissões de carbono relacionadas com  o turismo não estão bem quantificadas e que na análise realizada ao fluxo entre 160 países, e a pegada de carbono originada pelas deslocações de turistas, foi possível quantificar um aumento quatro vezes maior das emissões só entre 2009 e 2013, o que representou 8% do total das emissões de gases poluentes no mundo.

De acordo com os investigadores, o crescimento rápido do turismo está a superar os ganhos da descarbonização relacionados com a tecnologia no turismo, e a projeção é que com a intensidade de recurso a energias poluentes, o turismo se torne ainda um maior responsável das emissões de gases que causam o efeito de estufa.

Uma análise do impacto do turismo na economia realizada pela associação do sector, a WTTC, mostra o peso crescente da atividade no produto interno bruto global. A associação está empenhada em reduzir a pegada de carbono do turismo e alcançar a neutralidade em 2050 e  assinou esse compromisso com as Nações Unidas em Katowice, na Polónia.

tek turismo impacto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.