http://imgs.sapo.pt/gfx/173479.gif

Para combater o excesso de informação, um dos mais graves problemas para os
"trabalhadores do conhecimento", o projecto brasileiro RSSficado permite listar notícias de vários sites num único software-leitor. A sua vantagem é assegurar que o cibernauta se informe em menos tempo, evitando o conteúdo que não lhe interessa.

Isto porque o utilizador pode ter acesso apenas aos leads das notícias sem ter que carregar gráficos e banners, através de um programa leitor de RSS (Rich Site Summary), um formato padrão baseado na linguagem XML (eXtensible Markup Language) e aderindo a esta iniciativa liderada pelo brasileiro Charles Pilger. Permitindo a troca de notícias, o RSS tem como objectivo captar apenas os títulos dos sites noticiosos e de discussão preferidos pelo utilizador, sem que seja preciso abrir o browser e carregar toda a página.

Desta forma, o RSSficado oferece o acesso simultâneo a diversas fontes, através de um leitor de RSS como o Feedreader. A equipa por detrás deste projecto converte as homepages dos sites em formato XML de forma a permitir aceder aos títulos apenas com texto num leitor de RSS. Apesar de serem vários os sites anglo-saxónicos que disponibilizam arquivos RSS ou XML para os seus utilizadores, as publicações online em língua portuguesa ainda não aderiram à prática.

Foi para alterar esta situação que o projecto RSSficado surgiu, contando agora com mais de 60 sites RSSficados, incluindo alguns portugueses como o Gildot e o PTnix. Estes sítios podem divulgar as suas notícias através de um programa como o Feedreader.

Apesar de todas as suas aparentes vantagens, debate-se desde há muito um problema polémico gerado por esta tecnologia: será que este recurso está a roubar público aos sites que servem de fonte?

A opinião que vigora junto dos jornalistas e especialistas em média é que os
feedreaders não ameaçam a audiência dos sites e as fontes de receitas das agências de informação, pois fornecem apenas um novo método de chegar à notícia. Por outro lado, há quem continue a achar que é muito mais fácil e simples ler as notícias todas nos sites de origem. Já para outros, o RSS facilita a publicação dos títulos das notícias dos fornecedores de conteúdos noutros sites como páginas pessoais e blogs, gerando com isso novos pontos de distribuição, cada um funcionando hipoteticamente como uma nova porta de entrada para o site de notícias.

Sites de dias anteriores:

21/01/2003
Projectos de arte na Net
Chama-se low-fi e pretende ajudar todos os internautas a localizar projectos arte na Internet. Neste site, os artistas podem inserir informação sobre as peças em que estão a trabalhar, criando uma comunidade de interesses.

20/01/2003
Uma fotografia por dia
Fiel ao espírito inicial do projecto, o aphotoaday.org oferece aos seus visitantes uma nova fotografia por dia a partir da sua homepage, tirada por um dos 180 membros que formam a comunidade virtual, entre muitas mais fotografias para ver.

19/01/2003
Arte em programação para Web
Experiências e explorações abstractas artísticas da Web é o que o site Bodytag disponibiliza ao visitante, através de linguagens, tecnologias e software como Java, Proce55ing, Java Script e PHP.

18/01/2003
Partilhar música e arte numa disquete
Floppyswop é um site que serve de recurso para disponibilizar qualquer ficheiro que caiba numa disquete: arte, média, música, ruído. Aqui pode-se ouvir, ler e apreciar conteúdos de todo o mundo e já agora deixar uma contribuição.

17/01/2003
O festival nacional do acústico
Após um ano de paragem, o festival de música moderna nacional "Termómetro Unplugged" regressa ao Porto para
descobrir novos valores "e coisas assim" entre aqueles que apostam no uso de instrumentos acústicos durante as suas actuações.

16/01/2003
Rede de revistas culturais europeias
Promover a cultura para incentivar o desenvolvimento da ideia de Europa é o objectivo da Eurozine, uma publicação online formada por várias revistas culturais europeias que publica ensaios sobre questões da
actualidade no Velho Continente.

15/01/2003
Hóteis para nómadas da sociedade global
Deixe-se guiar pelo Cooper-Hewitt National Design Museum por entre o sofisticado, moderno e tecnologicamente avançado mundo dos hotéis, desde os históricos urbanos como o Savoy, em Londres, ao módulo habitacional da International Space Station.

14/01/2003
Para conhecer ou relembrar a 1ª Guerra Mundial
Em actualização constante, o First World War.com recorre a uma vasta colecção de artigos, fotografias e ficheiros multimédia para "relatar" de forma excepcional a sucessão de acontecimentos que tiveram lugar durante a Primeira Grande Guerra Mundial.

13/01/2003
Apoiar o Sul da Ásia com as tecnologias de Informação
Juntando jornalismo com activismo voluntarista, o site Bytes for All divulga para todo o mundo os projectos inovadores a nível das tecnologias de informação com origem no Sul da Ásia que contribuem para a melhoria das condições de vida das populações.

12/01/2003
Retratos em Tóquio
Hunkabutta, ou a vida de um estranho em fotografias, é um site que relata por imagens o dia a dia de um canadiano em Tóquio. Pequenos apontamentos e retratos da vida diária dos habitantes enchem as páginas de mais um Fotolog.

11/01/2003

Notícias e outras informações do Espaço

Não terá, com certeza, "tudo", mas o site Everything-Space tem bastante informação sobre astronomia e espaço e arredores, com artigos de fundo, as notícias mais recentes, fórum, chat e uma selecção semanal de imagens vídeo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.