Os smartphones, smartwatchs e o serviço Spotify tornaram os leitores de MP3 obsoletos, incluindo a família iPod. Mas isso não significa que não haja saudade de replicar a experiência de antigamente, no manuseamento do ícone equipamento da empresa da maçã. A pensar nisso mesmo, um developer, de nome Tanner Villarete, recriou o equipamento num formato digital, ou melhor numa app para web.

Para utilizar o leitor, basta autenticar-se na sua conta do Spotify ou Apple Music para aceder as bibliotecas de música. Depois pode interagir com o mesmo como faria se tivesse no equipamento: o circulo permite deslizar pelos menus, o que pode fazer com o dedo caso esteja a utilizar num equipamento mobile com ecrã tátil, ou mesmo com o rato, no caso de um PC e clicar no botão central para ativar as funções.

tek site do dia iPod

Vai encontrar diferentes menus, ter acesso à informação dos artistas e álbuns. E até jogar o jogo do Brick (tiro à parede) diretamente da janela do dispositivo virtual. O sistema Cover Flow, presente no iPod também pode ser utilizado, que permite virar as capas dos álbuns como se fosse uma máquina jukebox.

Sem dúvida que este website é uma boa visita nostálgica de um equipamento que foi descontinuado em 2014. A Apple ainda mantém o iPod Touch no seu catálogo, mas é menos comum o investimento num equipamento cujas funcionalidades podem ser encontradas em qualquer smartphone ou smartwatch. O autor do projeto convida mesmo outros a melhorar a aplicação, disponibilizando-a em open source no GitHub.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.