http://imgs.sapo.pt/gfx/158439.gif


Quem navega na Internet há pelo menos cinco anos sabe quem são os Flame Warriors. Surgiram nas primeiras mailing-lists, passaram para os fóruns de discussão e para os canais do IRC, para acabarem nos sites de conversa na Web. Alguns ainda subsistem, mas com a introdução de mecanismos de moderação e de sistemas de filtragem de conteúdos, a sua acção passou a ser ineficaz.



Especialistas em transformarem um debate amigável numa barafunda de insultos e vozes discordantes, os Flame Warriors reinaram na pré-história da Internet, antes das dotcoms e da sua posterior crise, do Napster e da metamorfose gradual da net de um meio de conversa barata e de mero entretenimento para uma ferramenta de trabalho que se tem que utilizar diariamente.



Este site presta uma saudosa homenagem aos personagens que em tempos dominaram o ciberespaço, descrevendo as principais estirpes de Flame Warriors acompanhadas da sua respectiva caricatura. Entre o Lurker, o Stealth (também conhecido por Anónimo Cobarde), o Evil Clown, existem inúmeras espécies que apesar de caractizarem perfeitamente o comportamento social online de certas pessoas ainda não tinham um nome identificativo.



Sites de dias anteriores:

02/11/2002
As galáxias, as estrelas, os planetas e a vida
"Como surgimos?" e "Estaremos sozinhos?" são as duas perguntas a que a Nasa pretende responder com o desenvolvimento do seu programa Origins que recorre a meios terrestres e espaciais para melhor observar os céus em busca das nossas origens.

01/11/2002
Exposições para experimentar
O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, inaugurou esta semana uma nova exposição, desta vez dedicada aos segredos do cabelo. Com o nome de "Cabelo descodificado", junta-se a outras mostras que permitem que os visitantes façam algumas experiências.

31/10/2002
Baralhado com as traduções
Após da visita a este site, concluímos que os tradutores online não se limitam a traduzir frases de uma língua para outra, dispondo de uma capacidade criativa acentuada que leva a que os resultados não sejam os mais correctos.

30/10/2002
Aproximar o património artístico dos cidadãos
Apesar das promessas do ciberespaço, o número de museus que disponibilizam o acesso livre às suas colecções na Web é ainda reduzido. Contudo, começam a surgir novos projectos, como o que reúne os museus e arquivos da Califórnia na Internet.

29/10/2002
Formação em Flash
Lançado recentemente, o Flash Web Training é um novo site de concepção portuguesa que pretende oferecer aos utilizadores os recursos de formação em tecnologia Flash, apostando em cursos online e na criação de uma comunidade.

28/10/2002

O surrealismo de Buñuel

Numa exposição comemorativa dos 100 anos sobre o nascimento de Buñuel, o Instituto de Cervantes presta homenagem virtual a um cineasta "da casa", um adepto do surrealismo averso à simbologia, que defendia que só utilizava a montagem quem não sabia filmar.




27/10/2002
Seja o Presidente da Câmara da sua cidade
Da micro à macro-gestão de uma pequena cidade de província, de um subúrbio ou de uma grande metrópolis, escolha a opção que mais lhe convém e converta-se pelo menos durante umas horas no Presidente da Câmara com o Sim City 4, a sair no início de 2003.

26/10/2002
Sons que constroem a memória

O The Sonic Memorial Project recolheu os sons que jornalistas e artistas haviam gravado no World Trade Center antes de 11 de Setembro. No website os visitantes são convidados a explorar, experimentar e ouvir.

25/10/2002
Jornalismo em imagem
Com uma forte componente imagética, cada uma das "histórias" contadas nesta revista online inclui o perfil do fotojornalista ou jornalista que as escreveu, assim como um artigo ou entrevista que explica a forma como se chegou ao resultado final.

24/10/2002
Explorando o futuro dos sistemas operativos
Só no site OSnews é possível aceder a imagens do Longhorn, o sistema operativo sucessor do Windows XP que só será lançado dentro de ano e meio (pelo menos). Ao mesmo tempo, pode-se ainda ler críticas sobre as novas versões das diferentes versões do Linux.

23/10/2002
Teste de acessibilidade
De forma gratuita, qualquer webmaster pode utilizar este site para fazer um teste de usabilidade de um portal ou página desenvolvida. O TAW apresenta ainda uma série de elementos úteis para a compreensão e estudo deste tema.