http://imgs.sapo.pt/gfx/108421.gif

A história da senhora cujo marido perdeu o emprego de programador onde trabalhava há 23 anos, sendo substituído por um "estrangeiro", está ao lado da pergunta "vale a pena ter filhos?", uma questão colocada por um/uma estreante no site que foi demitido quatro vezes em três anos. Pessoais, amargos e muitas vezes até irados são a maioria dos posts publicados no NetSlaves.



Assumindo-se como os "undertakers of the new economy", o que pode ter sempre a leitura dúbia de "cangalheiros" ou "empresário", desde 1998 que os responsáveis pelo NetSlaves preconizam o mau caminho tomado pela indústria da Tecnologia. A versão de 2002 do seu estatuto de missão confirma que as piores previsões se concretizaram: desde então centenas de e-ventures falharam e milhares de pessoas perderam o emprego enquanto milhares de milhões de dólares foram "pelo cano abaixo".



Porém, o NetSlaves não continua a existir "para dizer que formos os primeiros a lançar o aviso", explica-se no site, nem "para se congratular com o mal dos outros". O objectivo principal é ajudar as pessoas, respondendo às suas questões sobre a indústria da tecnologia, dando conselhos sobre as suas vidas profissionais e tentando levantar o moral.



Na verdade, nota-se pela forma como exibem os seus problemas pessoais, embora sem revelar os seus nomes verdadeiros, que os membros desta comunidade a vêm como um "confessionário pessoal", onde se encontram, conversam, e discutem temas diversos. Até porque os responsáveis do NetSlaves prometem ajuda.



Quem ainda tiver algum humor pode até ler o manual de combate, cujos capítulos ensinam a proteger a sua identidade online, a identificar anúncios de emprego e até a verificar se os seus empregadores são idiotas. Outra das "ferramentas" do site é um Oráculo, que lhe permite enviar mensagens anónimas com temas "para pensar".



Será este site demasiado deprimente para véspera de Carnaval?





Sites de dias anteriores:

10/02/2002

Alvo a abater: Má Ciência

O que o autor considera como má Ciência, ensinada nas escolas e universidades e presente em muitas publicações, é o tema desta página de Internet criada em 1995 para tentar desmistificar alguns dos conceitos errados perpetuados pelo sistema de ensino.


09/02/2002

A saga "O Senhor dos Anéis" continua e vai voltar outra vez

Já leu provavelmente algum livro da trilogia "O Senhor dos Anéis" escrita por J.R.R. Tolkien ou se calhar já viu o filme "A irmandade do Anel", realizado por Peter Jackson. Se porventura não conhece, não deixe de folhear este jornal virtual sobre o tema.



08/02/2002

Os mestres do Dreamweaver
Para quem pretende puxar o Macromedia Dreeamweaver até aos limites do que é possivel fazer com um editor de HTML, o site da equipa Project VII é uma mina de ouro pronta a ser explorada, contendo vários tutoriais e extensões para fazer download.




07/02/2002

Algumas respostas sobre formatos DVD
Existem ainda muitas dúvidas e perguntas não respondidas sobre o DVD e os diversos formatos de gravação criados. A Memorex tem uma área no seu site que pretende ser explicativa e esclarecedora, apontando vantagens e defeitos de cada um.




06/02/2002

Que os jogos comecem...

Faltam apenas dois dias para o início de mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno que se vai realizar na cidade de Salt Lake City nos Estados Unidos, mais conhecida até agora por ter uma das maiores comunidades Mormon do mundo.




05/02/2002

O novo sítio das comunicações na Internet portuguesa

Com a mudança de designação, a Anacom, órgão regulador das comunicações em Portugal, aproveitou para renovar o seu espaço na Internet, reorganizando as mais de 10 mil páginas de informação e criando um Balcão Virtual.




04/02/2002

Leia o quiser... mas pague para gravar no disco

Já pensou ter à disposição todos os conteúdos online que
quiser? No Ebrary, da biblioteca virtual da Learning Network, pode navegar em livros, jornais e artigos científicos digitais, pagando apenas as secções que imprimir ou copiar para o PC.



03/02/2002

Macs de fantasia

No site Apple Mock-ups podem-se admirar dezenas de modelos de iMacs, PowerMacs, iBooks, PowerBooks e outros produtos fabricados pela Apple que apenas existiram na cabeça dos designers que os conceberam, autênticas obras de arte fantásticas.




02/02/2002

Gripe: conheça o inimigo

Numa altura do ano em que a gripe teima em aparecer e contagiar todos os que encontra pela frente, decidimos indicar-lhe um site onde poderá obter algumas respostas sobre o que fazer quando ela ataca, falamos do LinhaGripe.net.



01/02/2002

Especialistas em pesquisas no Google

O motor de busca Google é hoje em dia um dos mais utilizados na Internet e quem tem de fazer muitas pesquisas utiliza-o frequentemente. Provavelmente é o que acontece a este Googlemaniaco que criou um jogo chamado "Googlewhacking".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.