http://imgs.sapo.pt/gfx/119651.gif
Já existe há algum tempo, o Teoma, mas este motor de busca passou recentemente por um processo de remodelação da pesquisa e quer agora dar resultados com maior relevância aos utilizadores. A aquisição pela Ask Jeeves facilitou a remodelação e a divulgação de um potencial concorrente do Google.



Aumentar a relevância das respostas, passando além das técnicas tradicionais de pesquisa na Internet é o objectivo da renovação do Teoma. A tecnologia desenvolvida acrescenta alguns factores à simples identificação de palavras chave nas páginas pesquisadas. Entre estas estão a classificação de sites por popularidade relativa a um determinado tema, identificação de recursos de peritos e entusiastas por determinadas áreas e possibilidade dos utilizadores restringirem a sua busca de acordo com critérios gerados dinamicamente.



O utilizador tem a possibilidade de seleccionar os Resultados das páginas, Refinar ou aceder aos Recursos apresentados. Os responsáveis do site afirmam que assim como as pessoas têm diferentes formas de utilizar as ferramentas, as pesquisas também devem ter opções, garantindo assim três tipos de busca.


A tecnologia proprietária usada no Ask Jeeves, a empresa que adquiriu o Teoma no ano passado, foi determinante neste novo desenvolvimento do motor de pesquisa, mas a empresa garante que vai manter-se como um produto independente. Esperamos que sim.




Sites de dias anteriores:




10/04/2002
Um dicionário alternativo
A mensagem de boas vindas - em inglês - disponível na home page explica tudo àqueles que pela primeira vez se deslocam a este portal, um sitio onde as palavras que se inventam são merecedoras de constarem de um (pseudo) dicionário.



09/04/2002
Nações Unidas debatem envelhecimento
Constatando que nos próximos 50 anos o número de idosos vai quadriplicar, as Nações Unidas e a presidência espanhola da União Europeia decidiram debater o assunto na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento que você poderá acompanhar à distância.




08/04/2002

O porteiro das ciências sociais
Este é, provavelmente, um dos maiores repositórios de conteúdos sobre ciências sociais na Web, contendo recursos essenciais para professores e estudantes. Mas não é apenas isso, pois integra uma secção de contactos entre empregadores e empregados.




07/04/2002

Terra Média composta em Lego
Um admirador de Legos recriou, com imaginação e tempo, a história do Senhor dos Anéis. Nas várias cenas são apresentadas as personagens, cenários e até alguns dos momentos mais importantes da trilogia de Tolkien.




06/04/2002

O filtro do desporto
Numa altura em que o campeonato de futebol está ao rubro - tanto no que diz respeito à tabela classificativa como à troca de palavras entre responsáveis -, deve mesmo apetecer falar sobre o assunto... Algo que poderá fazer a partir do site proposto.




05/04/2002

Razão acima da retórica

Spinsanity é um site onde a razão suplanta a retórica, como afirmam os seus criadores, e que tem por missão acompanhar as manobras manipulativas dos políticos e lutar contra as ilusões.




04/04/2002

Descubra a formação online

Este site é para todos aqueles que querem aprender mais sobre tecnologias ou dar formação às suas equipas, mas não têm muito tempo. Se partilha desta opinião aproveite para analisar as vantagens do ensino à distância através da Internet ou intranets.




03/04/2002

A crónica do fim da era do gratuito

Os utilizadores da Web e os grupos de media começaram desde o ano passado a aperceber-se que também na Internet - como noutros sectores, diriam os economistas - "não há almoços grátis". Este site é, por isso, a crónica do fim de uma era.




02/04/2002

Azul Saramago para Marte a preto e branco

José Saramago oferece um pouco da sua capacidade criativa à Internet, ao mesmo tempo que pede imaginação aos cibernautas na conclusão deste seu conto inacabado sobre uma viagem a Marte, um planeta que só conhecia a cor branco e preto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.