A plataforma Couch é, segundo o psicólogo João Vilas-Boas, um dos responsáveis pelo projeto, o primeiro chatbot - programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas - de rastreio de saúde mental em Portugal e um dos primeiros no mundo.

João Vilas-Boas explicou, em declarações à Lusa, que um dos alvos do serviço é a população portuguesa emigrada que recebe aconselhamento comportamental e ajuda na marcação de uma consulta com um psicólogo depois do chatbot avaliar se o utilizador precisa de cuidados psicológicos.

"A desmaterialização dos serviços tradicionais de psicologia permite que o nosso utilizador poupe tempo e dinheiro, podendo ter a sua consulta de forma confortável e evitando parte do estigma relacionado com o recurso a uma consulta de psicologia", contou o psicólogo.

Ao conselho consultivo responsável pelo projeto, onde se incluem psicólogos, cabe a escolha dos profissionais que prestam as consultas online.

O facto da prevalência e a incidência de depressão e ansiedade ser superior nas populações expatriadas, principalmente devido ao isolamento, esteve na origem da plataforma, cujos fundadores reconheceram essa necessidade em algumas pessoas próximas.

Apesar de as consultas online serem já uma realidade há anos nos Estados Unidos e no Canadá, João Vilas-Boas refere que, em Portugal ainda "estamos numa fase de sensibilização, uma vez que a maioria das pessoas não sabem que este tipo de serviço está disponível e que apresenta qualidade".

Na página da plataforma pode marcar uma consulta e ter acesso a profissionais especializados em áreas específicas, como o stress, ansiedade, relacionamentos, depressão, ansiedade e muito mais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.