
Juntando investigadores da República Checa, França, Grécia, Israel, Itália e Reino Unido, o programa de investigação CASPAR (acrónimo de Cultural, Artistic and Scientific knowledge for Preservation, Access and Retrieval) focou-se no desenvolvimento de ferramentas que permitem preservar as memórias digitais na europa, arquivando a informação e garantindo detalhe.
Financiado por fundos comunitários, o projecto complementa iniciativas como a biblioteca digital europeia, Europeana, e o software desenvolvido foi agora disponibilizado para download em open source.
A vulnerabilidade da informação guardada em armazenamento digital, e a dificuldade de a disponibilizar de forma útil para o conhecimento, são preocupações que estiveram no cerne do desenvolvimento deste projecto.
Nota da Redacção: Foi corrigida uma gralha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Esta Pokéball funciona como um Tamagotchi e tem 157 Pokémons “presos” no interior -
App do dia
Manus AI é um agente de inteligência artificial para ajudar as ideias a passarem do papel à realidade -
Site do dia
Publer é uma ferramenta para gestão e programação de posts nas redes sociais -
How to TEK
Saiba como fazer o download da sua informação do Facebook
Comentários