
A iniciativa está integrada na European Schoolnet e teve uma duração de quatro anos, juntando 26 parceiros, incluindo 14 ministérios da Educação em tantos países europeus, uma lista onde Portugal está presente. O programa foi lançado em 2010 e o primeiro ciclo teve início em fevereiro de 2011, mas no próximo mês está previsto um dos passos finais: a entrega do relatório de avaliação do último ciclo, que arrancou há cerca de um ano.
O financiamento para o iTEC (Innovative Technologies for Engaging Classrooms) garantido pelo 7º programa quadro europeu e elevou-se a 9,45 milhões de euros, o que faz deste o maior projecto do European Schoolnet e a mais bem "fornecida" iniciativa para aplicar as ferramentas digitais na transformação da sala de aula, com impacto na forma de ensinar e de aprender.
Os projectos piloto envolveram mais de 2 mil salas de aula e 19 países europeus onde as tecnologias foram colocadas no terreno, ligando educadores e alunos.
O site do iTEC é a melhor fonte de informação para conhecer melhor o projeto que envolve a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
No site pode ainda aceder a recursos e partilhar experiências, assim como acompanhar a informação que vai sendo produzida nesta área, para além dos relatórios de acompanhamento das várias fases já terminadas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários