Num mundo digital onde tudo é aparentemente “gratuito”, nada é verdadeiramente grátis. O que muda é a moeda de troca e em vesez de dinheiro são os dados pessoais dos utilizadores que valem “ouro”. Sejam as redes sociais, as plataformas de streaming de vídeo, as lojas digitais de retalho, e muitas outras que provavelmente utiliza com frequência recolhem dados dos utilizadores.

Através do website Who’s Watching You pode verificar que tipo de dados cada empresa recolhe dos utilizadores. Basta clicar no ícone dos serviços tão populares como o Facebook, Netflix, Amazon, Google, Instagram ou eBay, para referir alguns, para verificar a lista “assustadora” de dados que são controlados.

O Facebook, por exemplo, verifica comentários, fotografias, interações com utilizadores, a data e hora que mais acede à plataforma, entre muito mais. No Netflix são acedidas informações da localização, a identificação dos aparelhos que utilizam a aplicação, pesquisas e histórico de utilização.

O website permite ainda fazer alguns filtros rápidos, tais como as apps e serviços que pedem a geolocalização, que acedem às mensagens, acesso às informações do equipamento e respetiva utilização, assim como a atividade em websites de terceiros.