Como parte integrante da sua visão e dos novos caminhos a criar para a transformação digital da Europa até 2030, a Comissão Europeia tem vindo a apostar num amplo processo de consulta ao longo dos últimos meses. O principal objetivo é definir prioridades que ajudem a promover, proteger, respeitar e cumprir os direitos da criança num mundo digital.
Desta vez a intenção é reunir mais informações das partes interessadas que cuidam, educam ou podem influenciar oportunidades e experiências online positivas para as crianças e jovens da Europa: progenitores ou encarregados de educação, professores ou educadores .
O inquérito #DigitalDecade4YOUth agora disponibilizado tem uma série de questões, baseadas em perguntas a que crianças e jovens já responderam antes, para comparar perspetivas. É pedido que sejam consideradas as oportunidades e benefícios de que os mais novos podem usufruir estando online, os desafios e riscos que podem enfrentar e a opinião sobre quem acha que é (ou deveria ser) responsável por melhorar as experiências online.
É também pedida opinião sobre o que os decisores políticos têm de fazer na próxima década para impulsionar mudanças.
Juntamente com as respostas já recebidas de crianças e jovens, o feedback fornecido neste inquérito contribuirá para o desenvolvimento de um conjunto de princípios e direitos digitais para uma declaração interinstitucional entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho, a publicar no final de 2021, bem como para a nova Estratégia Better Internet for Kids (BIK), a adotar em 2022.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários