A competição Zero-G Portugal – Astronauta por um dia pretende proporcionar a experiência de uma vida a 30 jovens: a oportunidade de fazerem um voo parabólico, ou seja, que simula a ausência de gravidade.
Os voos parabólicos foram são atualmente um meio fundamental para fazer investigação em microgravidade e testar algumas experiências antes de as enviar para a Estação Espacial Internacional. São também uma das formas usadas para treinar os futuros astronautas e é esse o espírito que marca a iniciativa lançada pela Agência Espacial Portuguesa.
O concurso está aberto para estudantes, dos 14 aos 18 anos, que frequentem o ensino básico e secundário (do 9.º ao 11.º ano), regular ou profissional, num estabelecimento público ou privado.
E para poderem perceber aquilo que os astronautas vivenciam quando estão no espaço, os candidatos também vão ter de passar por várias fases de seleção, que pretendem reproduzir o processo “real”: depois da inscrição há testes de perceção e interpretação do Espaço. Quem passar à terceira fase tem testes físicos pela frente, por fim, uma entrevista.
A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, tem partida marcada para setembro, de um aeroporto nacional. As inscrições decorrem até 17 de abril no site da competição.
“O concurso Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia é uma das várias iniciativas da Agência Espacial Portuguesa para aproximar os mais jovens do Espaço, abrindo caminho para uma formação e carreira não só no Espaço, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao sector espacial”, afirma Hugo Costa, diretor da Portugal Space. “Aproximando os jovens ao espaço, queremos contribuir para a sua decisão sobre o futuro, por exemplo, seguindo um percurso nestas áreas de estudo e, quem sabe, despertar a vocação de futuros astronautas”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários