Debater com pessoas de todo o mundo e sobre os mais diversos assuntos de uma forma diferente ao que acontece na maior parte dos casos na Internet, como por exemplo nas redes sociais. É esta a proposta do site ChangeAView, cujos autores consideram que por vezes pode ser difícil encontrar as pessoas certas e o ambiente adequado para debater questões variadas. Por isso, criaram esta plataforma e premeiam quem muda de pensamento.
Sendo uma das condições um espírito de mudança de perspetiva em relação a algum assunto, através do sistema Delta o site permite que os participantes ganhem pontos cada vez que mudam a forma de pensar em reação a alguma questão abordada. Desta forma, pode consultar os assuntos em que a sua opinião se alterou e analisar quantos pontos têm os outros utilizadores. Uma “competitividade” que o site diz incentivar à partilha de opiniões.
Assim que se registar na plataforma pode participar de três formas: como pessoa que submete uma ideia de discussão, como quem comenta e apenas como leitor. Alguns dos últimos tópicos inseridos pelos utilizadores estão relacionados com a questão se as compras podem ajudar a alcançar a felicidade e se o Brexit será ou não algo positivo para o Reino Unido.
A jornada do site começou em 2013 com um forum no Reddit, mas em 2018 a necessidade de criar um espaço próprio cresceu. Desde então, a plataforma aposta em determinadas regras "para garantir que as discussões sejam de qualidade", com moderadores a defini-las. Caso algumas das regras não seja cumprida, essa equipa elimina o documento do site.
O objetivo? Incentivar a sociedade a discutir assuntos importantes e a conseguir um entendimento, ao mesmo tempo que se "desfaz o debate tóxico que acontece noutros locais".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários