O sucesso de um projeto ou negócio online depende de múltiplos fatores, incluindo da forma o “publicita” nas redes sociais. Imagine: passou horas e horas em sessões de brainstorming a pensar num username criativo e que represente a sua marca. Porém, depois de ter encontrado o nome ideal apercebe-se que alguém já o está a utilizar.

A situação é frustrante e pode mesmo deixar alguns criadores de conteúdo e empreendedores desmotivados. O UserHunt propõe-se a resolver o problema e apresenta uma espécie de motor de busca gratuito concebido para ajudá-lo na tarefa.

UserHunt
UserHunt

O website desenvolvido por Sagar Patil e Virendra Oswal foi construído a partir do Project Sherlock, uma ferramenta open-source que permite encontrar nomes de utilizadores em redes sociais e plataformas digitais.

Para verificar se alguém já está a utilizar um determinado username, basta introduzi-lo na barra de pesquisa. Em segundos, o UserHunt indica se está ou não disponível numa variedade de plataformas online. Caso esteja livre, pode clicar na plataforma em questão e criar uma conta com o username pretendido.

O UserHunt permite fazer uma pesquisa rápida em redes sociais, incluindo Facebook, TikTok e Twitter, plataformas mais tecnológicas, à semelhança do GitHub, de gaming, blogging ou ainda concebidas para a partilha de música, vídeos e outros conteúdos criativos. De acordo com os criadores, a introdução de ainda mais plataformas online está nos planos para o futuro.