O aviso do concurso já foi lançado mas as respostas só são aceites a partir de 29 de abril, decorrendo as candidaturas at´1 7 de junho de 2022 no site do IAPMEI. Esta é mais uma das iniciativas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da Transição Digital, que avança agora com 150 milhões de financiamento disponível para empresas e startups.
O objetivo é criar uma Rede Nacional de Test Beds, de orientação temática ou sectorial, e o Portugal Digital explica que estas são infraestruturas que "têm como propósito disponibilizar as condições necessárias às empresas para o teste de novos produtos e serviços, em espaço físico ou via simulação virtual".
A medida prevê que estas estruturas colaborativas, as Test Beds, venham a multiplicar o número de pilotos de produtos que se tornam comercialmente viáveis, incentivando a partilha conhecimento através de casos de estudo. Portugal comprometeu-se a desenvolver 3.600 produtos pilotos até ao 3º trimestre de 2025.
"Isto contribuirá para a aprendizagem de metodologias digitais e tecnológicas por parte das PME e Startups portuguesas, assim como para a aceleração do desenvolvimento das suas inovações", refere a mesma organização.
A criação da Rede Nacional de Test Beds é financiada em 150 milhões de euros pelo PRR, sendo que cada candidatura poderá receber até cerca de 7,5 milhões de euros. O apoio será atribuído a empresas responsáveis pela criação e operação da Test Bed, sejam elas de qualquer dimensão ou forma jurídica, setor privado ou público, sendo que o poderá variar entre 50% e 90%, dependendo do tipo de despesa, da localização e do valor de apoio transferido para as PME e Startups aderentes.
Como acontece em outros concursos, a apresentação de candidaturas pode ser feita através de um formulário eletrónico no site do IAPMEI, mas antes aconselha-se a leitura das Perguntas Frequentes no site do Portugal Digital.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários