http://imgs.sapo.pt/gfx/143627.gif


Para um grupo de mélomanos, músicos, engenheiros de software, DJs, professores e jornalistas brasileiros, o direito de autor é um roubo e uma farça que está progressivamente a cair em desuso. Por isso decidiram criar um movimento e espaço virtual chamado Re:combo, com o objectivo de contestar as actuais normas de propriedade intelectual estabelecidas com o apoio da indústria discográfica.



A filosofia deste site baseia-se na partilha do trabalho de fazer música de graça e no convite à participação de pessoas de todo o mundo com vista ao desenvolvimento de algo diferente. O processo passa inicialmente pela criação de música e, em seguida, pela sua partilha gratuita no site, através do formato MP3.



Além de poderem efectuar o download das músicas, podem modificá-las, dando origem a diferentes samples e remisturas. Os membros dedicam o seu tempo, ideias e criatividade num ambiente de trabalho na Internet que se assemelha aos serviços Peer-to-Peer de troca de ficheiros.



Apesar de ter surgido no Recife, hoje em dia o Re:combo alargou-se a João Pessoa, Caruaru, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Para além disso, o projecto possui uma rádio online que permite que os membros toquem ao vivo para o público, combinando música electrónica, imagens, vídeos e sons.



Poucas semanas antes de cada concerto, os participantes organizam sessões Call for Noise. Através de fóruns de discussão da Web, convidam as pessoas a enviar os seus próprios sons e imagens de forma a serem sampladas e apresentadas ao público no espectáculo ao vivo. Os organizadores até já receberam material da Roménia e de outros países da Europa do Leste.

Sites de dias anteriores:

24/08/2002
Mapas para pequenos internautas
Neste site mexicano, os mais novos poderão aprender a situar geograficamente o seu país, a praia que costumam frequentar, ou até mesmo a sua casa face ao resto do mundo. Mas apesar de ser um espaço para aprender, também apresenta muita brincadeira...

23/08/2002

Tecnologia "pura e dura"
Os fanáticos hardcore pela tecnologia podem satisfazer o seu apetite insaciável por saber como é que funcionam os PCs, as consolas de jogos ou periféricos no ExtremeTech. Quem visita este site sabe que irá encontrar todas as respostas que procura.

22/08/2002
A história dos líderes do nosso tempo
Como os seus responsáveis explicam logo a partir da homepage, o site proposto é um serviço gratuito da Web que apresenta biografias contextualizadas dos protagonistas da política internacional do nosso tempo.

21/08/2002

Crítica de Rock'n'Roll
Dos Fall aos Clash, dos Beatles aos Led Zeppelin, passando pelos eternos Stone e os contemporâneos Flaming Lips, no site de Mark Prindle podem ler-se críticas argutas, irónicas e por vezes sarcásticas dos melhores discos do semi-secular Rock'n'Roll.

20/08/2002
Consequências das alterações climáticas
Com as tempestades de chuva e neve que têm assolado alguns dos países da Europa em pleno Verão, convém pensar e perceber melhor as alterações do clima no nosso planeta e a forma como a actividade humana contribui para tal visitando este site.

19/08/2002

A desconstrução da realidade urbana

Ultrapassando os limites de uma publicação online, Social Fiction é um projecto artístico baseado na Web mas exercendo actividades na realidade, como passeios experimentais por cidades, performances de spoken word e DJing.

18/08/2002
Anúncios famosos

Declarando-se como o maior arquivo mundial de anúncios clássicos, o AdFlip oferece aos entusiastas por este tipo de comunicação as imagens de alguns dos melhores anúncios publicados nos Estados Unidos, mas, para ver mais é preciso pagar.

17/08/2002
Cinema faça-você-mesmo
Numa cave, num barco ou numa fábrica abandonada, um grupo de poucas dezenas de pessoas pode estar neste momento a ver uma curta-metragem realizada por um cineasta amador. O site Microcinema divulga esses filmes que nunca irão chegar às grandes salas.

16/08/2002
Para quem gosta de palavras

O Word Spy é um site dedicado às palavras. Todos os dias é apresentado um novo termo, a sua definição e uma citação que mostra aos visitantes a forma de empregar a palavra, o que pode torná-lo uma boa fonte de conhecimento da língua inglesa.

15/08/2002

Hacking das fronteiras
Entre 16 e 18 Agosto deste ano irá realizar-se pela terceira vez na fronteira Tijuana/San Diego que separa o México dos Estados Unidos o festival Borderhack que congrega hacktivistas, activistas contra as fronteiras e pessoas ligadas à cibercultura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.