http://imgs.sapo.pt/gfx/240902.gif
Tem o nome de RepositóriUM e nasceu na Universidade do Minho com o objectivo de promover o acesso livre em formato digital a artigos publicados no âmbito daquela universidade, facilitando o acesso de alunos, professores e investigadores, mas também encorajando todos a depositar aqui os seus trabalhos.



Esta é a a primeira instalação mundial em língua portuguesa da plataforma DSpace, uma plataforma de software open source desenvolvida pelo MIT e pela HP para a publicação de conteúdos digitais que está a ser utilizada por instituições em todo o mundo para construírem os seus próprios repositórios digitais.



O RepositóriUM pode dar um contributo importante para ultrapassar a tradicional reclamação da dificuldade de acesso ao conhecimento académico através de meios digitais, embora outras iniciativas estejam a ser desenvolvidas a nível nacional e internacional nesse sentido, entre as quais se destaca a recentemente lançada Biblioteca Científica Digital.



O projecto da Universidade do Minho é um dos 250 arquivos de acesso livre da Open Archives Initiative (OAI) que já disponibiliza 2,5 milhões de documentos de produção académica de todo o mundo.




Sites de dias anteriores:

22/04/2004

Investigação genética na net

Uma organização internacional que reúne 152 investigadores criou uma base de dados online com informação sobre mais de 20 mil genes humanos, que a partir de agora poderão ser estudados e analisados pela comunidade cientifica via Internet.

21/04/2004

TV da tecnologia online
Site oficial de um canal de televisão da rede cabo norte-americana, o TechTV coloca online, para consulta e discussão, as reportagens, entrevistas e notícias analisados nos programas da sua grelha de programação, totalmente dedicada às tecnologias.

20/04/2004

A culpa é do computador
Certamente já passou pela situação de perder um trabalho urgente, não guardado, devido a um erro da aplicação ou do sistema. A aplicação flash que lhe sugerimos pode ajudar a descarregar o stress dessas ocasiões, embora não resolva o problema.

19/04/2004

Lost in translation?

Para dar uma ajuda a quem se sente perdido na tradução de termos técnicos em inglês, sem correspondente no português, o Econogloss reúne uma interessante base de temas relacionados com as áreas de finanças, economia e ecommerce.

18/04/2004

Cartas de amor com o Sapo

Porque o Dia dos Namorados é quando um Sapo quiser, o portal abriu um novo site para os corações apaixonados, o 1001 Cartas de Amor, que promete tornar todos os interessados em verdadeiros poetas.

17/04/2004

Telediscos à Yahoo

A música reina neste site da popular rede Yahoo, entre estações de rádio para ouvir, informação sobre diferentes artistas para ler e muitos (muitos mesmo) telediscos para ver. Aconselhável a quem pode e tem ligação à Internet por banda larga.

16/04/2004

Ferramentas de estudo (corrigida)

O projecto irlandês School Books quer facilitar a vida aos pais e educadores reunindo um conjunto de livros e material de estudo útil aos alunos a preços simpáticos. O projecto segue a par com outros dirigido à educação naquele país.

15/04/2004

Espaços de partilha online

Neste serviço gratuito, os internautas podem concentrar todos os seus interesses diários, desde as fotografias, à música, criando "espaços vivos" que depois podem ser partilhados online com a família, os amigos ou os colegas de trabalho.

14/04/2004
Marcha contra as patentes de software

Está marcada para hoje em Bruxelas uma nova marcha contra as patentes de software, gerida por diversas organizações de defesa do open source que alegam que a União Europeia ainda não desistiu da versão mais rígida da proposta de patentes.

13/04/2004

Privacidade e biometria
Para esclarecer direitos e deveres das organizações que utilizam sistemas biométricos de controle de acesso e assiduidade, a CNPD publica um conjunto de princípios que devem ser observados por quem requer e fornece este tipo de informação.

12/04/2004

Europa a 20 línguas

Os cidadãos dos países candidatos já podem conhecer mais facilmente a história da UE, os seus propósitos, as suas actividades e instituições. O Europa está agora traduzido em mais nove línguas com vista à integração dos futuros Estados-membros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.