http://imgs.sapo.pt/gfx/251801.gif

À semelhança dos seus congéneres internacionais, o CERT.PT tem como missão dar apoio aos utilizadores de sistemas informáticos na resolução de incidentes de segurança e manter um sistemas de informação e alertas para possíveis problemas que ponham em causa a sua integridade. Até há pouco tempo era conhecido por RCCN CERT, estando o seu âmbito de actuação limitado à comunidade utilizadora Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Sendo o único centro do género acreditado no nosso país, o CERT.PT poderá ser uma fonte de informação importante para todos os internautas, embora os seus serviços se limitem àquela rede académica. A acreditação do CERT.PT junto dos organismos internacionais foi realizada no final de Maio, garantindo-se desta forma uma maior colaboração com equipas congéneres na Europa, que mantêm objectivos semelhantes.

No site do serviço de resposta a incidentes de informática, os internautas podem encontrar informação e alertas sobre problemas recentes e ainda alguns documentos relativos a boas práticas de segurança, aos quais se somam apontadores para outros sites e ferramentas. Ao cidadão comum está vedada a utilização do serviço de respostas a incidentes, mas o CERT.PT tem também na sua missão o propósito de “incentivar a criação de novos CERT em Portugal e a formação de consciência junto dos utilizadores de sistemas informáticos para a problemática da segurança informática” pelo que é de esperar que surjam outras iniciativas semelhantes de âmbito mais alargado.





Sites de dias anteriores:

06/07/2004

Redes com futuro

A telefonia IP está no centro da discussão offline e online. Os fóruns multiplicam-se com notícias da indústria, montra de produtos e estudos que antecipam a evolução da tecnologia. O IP xStream Research & Publishing é um dos exemplos.

05/07/2004

Emprego renovado no Sapo

O portal do Sapo que serve de ponto de encontro entre quem oferece e quem procura novas oportunidades de trabalho foi reformulado, aparecendo com um novo design e, segundo os seus responsáveis, com uma maior facilidade de pesquisa.

04/07/2004

Um site muito...Shrek
O filme com maior sucesso na história da animação está de volta com novas aventuras e personagens. O site aguça o gosto aos mais curiosos e proporciona alguns momentos de entretenimento abrilhantados pelo simpático ogre e companheiros de aventura.

03/07/2004

Pontos negros da história

Os locais onde aconteceram as batalhas mais sangrentas do século XX estão assinalados neste Mapa dos Conflitos, alojado no site do Museu e-Noble, que também marca os pontos geográficos de origem dos laureados com o Nobel da Paz desde 1901.

02/07/2004

Discutir o UMTS em castelhano

Criado no final do ano 2000 numa iniciativa pessoal por parte de um engenheiro da área das telecomunicações, este site espanhol pretende ser um espaço de divulgação e discussão de informação sobre as novas tecnologias móveis.

01/07/2004

Trabalhar melhor com o computador

O estudo dos problemas decorrentes do trabalho com computadores está no cerne da investigação do Instituto sueco para a vida profissional. Além da identificação dos constrangimentos à produtividade, pode encontrar no site algumas sugestões de correcção.

30/06/2004

Contactos de alto nível

O Wireless World Forum promove contactos e disponibiliza informação especializada em troca de uma fee anual que garante acesso a uma rede de contactos actualmente com 4135 membros, todos ocupando cargos de chefia nas maiores empresas mundiais.

29/06/2004

A enciclopédia livre

Sob licença GNU FDL, esta enciclopédia funciona mediante um regime de colaboração e permite que os seus conteúdos sejam modificados e distribuídos livremente, por qualquer internauta, mediante o cumprimento de determinadas regras simples.

28/06/2004
Olhos virados para os robots

Junta-se alguns robots e futebol e o resultado é uma mistura que poderá atrair milhares de visitantes ao RoboCup2004, que se realiza a partir de amanhã na FIL com provas e seminários que duram quase uma semana. No site pode saber mais pormenores.

27/06/2004

Europeus e cosmopolitas
Living in Europe é uma blogzine comunitária que combina material original de blogs participantes, desde que o tema seja a Europa, o seu modo de vida e problemas que decorrem de circunstâncias políticas, sociais e/ou económicas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.