Seja numa live do Facebook, YouTube, Twitch ou Instagram, as sessões de perguntas e respostas podem tornar-se caóticas quando se quer separar as questões colocadas pelos fãs das restantes interações e comentários em geral. E mesmo que tenha moderadores a dar uma ajuda, é sempre difícil evitar que uma pergunta se perca no meio de tanto spam.

É nesse sentido que surge o Questionwave, uma ferramenta que poderá ser bastante útil para ajudar os criadores de conteúdo pela sua simplicidade e eficácia. Sem necessidade de qualquer registo, poderá criar uma sessão de perguntas dando simplesmente um nome à sala. Será depois gerado um link para partilhar com a comunidade, e é aqui que os fãs devem deixar as suas questões.

tek site do dia Questionwave

Todos podem ver essa página, não só para que consultem as perguntas a fazer para evitar repetições, como é possível fazer o “upvote” em cada uma delas, significando que mesmo que não queira perguntar pode votar para tornar determinada questão popular e prioritária na lista.

Outra vantagem da ferramenta é que permite reunir as questões, independentemente da plataforma onde estiver a fazer o live stream, o que facilita ainda mais quando está a transmitir em simultâneo para as diferentes redes sociais. Da mesma forma que uma transmissão com mais do que um anfitrião pode ter acesso em simultâneo às perguntas.

Também pode usar o link com as perguntas antecipadamente, ou seja, recolher as questões colocadas pela audiência antes de uma transmissão, ou para gravar um vídeo de respostas tendo como base a informação recolhida. Da mesma forma que em eventos físicos, se torna impossível os fãs deixarem questões, podem pegar no smartphone e deixar a sua contribuição.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.