http://imgs.sapo.pt/gfx/123650.gif


Se a Mute é a revista da elite tecno-cultural - digerati - europeia, a Metamute é a sua encarnação verdadeira no ciberespaço. De periodicidade quase bimestral - chegando às vezes à fronteira do semestral - a Mute conta com 22 números publicados desde 1994, nos tempos da euforia inicial da Internet e da promessa da revolução digital.



Contudo, a publicação impressa e a sua irmã virtual, mantiveram ao longo deste tempo todo uma visão realista da cibercultura e da Internet, distanciando-se das visões proféticas da sua concorrente Wired, nos Estados Unidos, que serviu durante muito tempo de porta-voz da chamada "Ideologia Californiana", centrada no progresso sem fim e na prosperidade económica da geração neo-liberal digital.



Na Metamute, pode-se aceder a parte dos conteúdos da revista bem como a alguns textos originais. Neste mês, por exemplo, pode-se ler uma entrevista efectuada ao ciberactivista defensor do movimento mexicano zapatista e net.artista Ricardo Dominguez.



Os assuntos abordados podem ser tanto a indústria criativa europeia, a crítica dos novos media do ciberespaço, tácticas electrónicas de insurreição e protesto e os movimentos e tendências políticas mais recentes, possibilitando que o leitor se mantenha a par dos desenvolvimento secretos dos actos de resistência cultural que estão a acontecer neste preciso momento na Europa.



Contudo, tanto a Metamute como a Mute sofrem de um defeito congénito de nascença, isto é, o seu excessivo elitismo-snobismo e uma escrita pouco acessível para o comum europeu e simples curioso pelos efeitos culturais e políticos das novas tecnologias. Afinal, para ter um pensamento esclarecido e próprio sobre a cibercultura e os novos media não importa ter lido as obras dos franceses Gilles Deleuze e Felix Guattari, do esloveno Slavoj Zizek ou da norte-americana feminista Judith Butler.


Sites de dias anteriores:



05/05/2002

Universidade digital
Como a Queima das Fitas já está a decorrer, o site de hoje, denominado Universia, é dedicado a todos os estudantes universitários, ou que querem frequentar o ensino superior mas necessitam de mais algumas informações sobre os cursos ou sobre os serviços.



04/05/2002

Música portuguesa em arquivo

Com um design simples, o Arquivo de Música de Língua Portuguesa esconde uma grande riqueza e variedade de conteúdos e por isso é um site a visitar, ou revisitar, por quem procura letras de músicas em português.




03/05/2002

Computadores de outrora

Através deste site de homenagem a hardware já "desaparecido em combate", os internautas poderão ter uma melhor percepção do quanto evoluiu o poderio informático nas últimas décadas, além de recordarem velhas máquinas com as quais conviveram.



02/05/2002

Estudos sobre o pensamento político

Alojado no site do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, o Centro de Estudos do Pensamento Político é uma das melhores fontes informativas sobre esta área, servindo quer aos investigadores quer aos leigos.



01/05/2002

Heróis do asfalto


Dedicado a todos os verdadeiros apaixonados pelo Todo-terreno, o site de hoje é especialmente para quem quer experimentar este desporto mas não sabe como, ou quer conduzir na lama mas não sabe como sair de lá. O conselho é não se armar em campeão.




30/04/2002
A cultura da net e os novos média analisados por futuros jornalistas
Futuros profissionais da comunicação social, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque, escrevem como se já tivessem vários anos de experiência reportagens sobre a cultura da net, novos média e jornalismo online.


29/04/2002
Um caso prático de e-voting
O voto electrónico vai ser testado em breve na Inglaterra. Se considera que este método representa o futuro ou, se por outro lado, não está muito confiante no mesmo, nada melhor do que acompanhar um caso real onde se irá testar esta prática.



28/04/2002
Rede de organizações europeias sobre novos média
Neste site estão registadas quase uma centena e meia de entidades europeias que utilizam de uma forma criativa e inteligente as novas tecnologias para, através de media participativos, contribuírem para a mudança social do velho continente.




27/04/2002
Pontuação às bandeiras nacionais
O criador deste site concluiu que as bandeiras nacionais têm diferenças de qualidade e decidiu atribuir-lhes pontuações de A a D, avaliando ironicamente a escolha das cores e o layout das mesmas. A bandeira portuguesa parece não ter agradado...



26/04/2002

Literatura alternativa em eBook
O eBook é um formato que ainda tem muito para "crescer" para que se atinja a aceitação generalizada que se espera há anos. Mas, se é um adepto e procura conteúdos, o Blackmask é um dos sítios onde abunda a variedade de escolha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.