Num mundo em que, cada vez mais, a inteligência artificial se torna algo comum é normal que pela internet fora apareçam algumas contas das redes sociais que já não requerem qualquer tipo de interação humana. Normalmente são páginas de grandes empresas ou de meios de comunicação que, devido à grande afluência de informação publicada, optam por recorrer a mecanismos autónomos que tratem da partilha.
O problema surge quando essas páginas são apenas utilizadas para spam ou para esquemas de phishing e afins. Para saber se, por acaso, não está a seguir contas destas pode recorrer ao Botometer. Basta indicar o username do utilizador em questão e vai surgir um gráfico simples que indica a percentagem de interação humana presente nessa mesma conta.
Qualquer valor que fique acima dos 40% pode ser de suspeitar. Claro que não é uma ciência exata, até porque muitas pessoas utilizam o Twitter apenas para partilharem notícias e informações de vários sites e, esse comportamento sistemático, vai ser interpretado como uma maneira de agir de um bot.
Além de o fazer um a um, pode escolher analisar todos os seus seguidores e, individualmente, o site Botometer vai indicar a percentagem de cada utilizador, oferecendo assim uma forma fácil de saber quem é que deve deixar de seguir.
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários