O programa Engenheiras Por um Dia, deixou de contar com financiamento público, até agora garantido através de receitas dos jogos da Santa Casa. A informação foi divulgada pela Associação Portuguesa para a Promoção da Diversidade e Inclusão (APPDI), que tem promovido a iniciativa no terreno e que lamenta a decisão política.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

A APPDI considera que a decisão de deixar de financiar o programa, já com oito edições realizadas, "em nada reflete os excelentes resultados desta iniciativa” e partilha alguns números.

Desde que foi lançada, a iniciativa impactou mais de 23.000 estudantes e envolveu 75 escolas e agrupamentos escolares. Contou com a colaboração de 104 entidades parceiras, onde se incluem 15 municípios e 25 instituições de ensino superior.

As raparigas têm lugar na engenharia e há uma nova edição do programa que lhes abre a porta ao futuro
As raparigas têm lugar na engenharia e há uma nova edição do programa que lhes abre a porta ao futuro
Ver artigo

O programa tem como missão promover oportunidades, desconstruir estereótipos e valorizar o talento feminino nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Procura contribuir para a igualdade de género nestas profissões, onde o número de homens continua a ser muito superior ao número de mulheres.

Em 2025, a iniciativa foi distinguida como uma boa prática no relatório da OCDE “Gender Differences in Education, Skills and STEM Careers in Latin America and the Caribbean” e venceu um European Digital Skills Awards (EDSA) na categoria “Women in ICT Careers”, depois de ser finalista para o mesmo prémio nos dois anos anteriores.

A APPDI diz que já está a “trabalhar ativamente na identificação e mobilização de novas fontes de financiamento (públicas e privadas), com o objetivo de garantir a continuidade e o reforço do programa”.

No site da APPDI pode ler-se que o programa Engenheiras por um Dia tem sido coordenado pela, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com aquela associação, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.