http://imgs.sapo.pt/gfx/120693.gif

Os seus artigos já apareceram em tudo quanto é publicação relativa à nova economia e à cibercultura, abordando através de uma perspectiva histórica, filosófica, cultural e comunicacional os mais recentes desenvolvimentos da Internet e de outras tecnologias da comunicação.



O seu nome é Clay Shirky e é através do seu site pessoal que podemos ver todos os seus artigos, abrangendo temas como o Napster e outros serviços de partilha de ficheiros do tipo Peer-to-Peer (P2P), sobre os novos media e as comunidades virtuais, a tecnologia WAP e a Internet sem fios ou sobre o software open-source.



Shirky tira proveito das suas várias facetas - produtor, programador, professor, designer, autor e consultor - para examinar o que está realmente em causa por detrás de cada questão, o que permanece nos bastidores da cobertura mediática de assuntos tão polémicos como os referidos.



O interesse de Shirky vai para toda a inovação tecnológica que possa dar "poder ao povo", mediante o desenvolvimento da rede de comunicação chamada Internet. Mais do que um futurólogo, como muitos dos primeiros "gurus" da Internet, Clay Shirky é um pensador. Não tem todas as respostas para o futuro, apenas adianta pistas.




Sites de dias anteriores:




15/04/2002

Relações públicas para empresas de tecnologia
Parecem lições e são, embora sem o tradicional professor. O site EmergingTechPR propõe-se ensinar as empresas a lidar com a comunicação, quer para jornalistas quer para o mercado, mostrando como escrever um press-release ou responder a questões.




14/04/2002

Os produtos miraculosos funcionam?


A estação de televisão local norte-americana KRBC 9 apresenta a partir do seu site uma área dedicada à análise e experimentação daqueles "miraculosos" produtos que se publicitam nas nossas TVs, normalmente, tarde e más horas da noite.




13/04/2002

As maravilhas dos micróbios

Pode não parecer, mas existem coisas boas em praticamente tudo. Até mesmo nos micróbios! Se não acredita visite este site que se chama "The Wonders of Microbes" e confirme por si aquilo que de uma maneira ou outra já influenciou a sua vida.



12/04/2002

A Cibersociedade em análise

Um grupo de académicos espanhóis no campo da sociologia e da comunicação criaram o Observatorio para la Cibersociedad, um espaço virtual para a discussão e publicação de investigações sobre o impacto das novas tecnologias da informação e comunicação.




11/04/2002

Pesquisa com relevância

O Teoma é um motor de pesquisa que promete ir além das técnicas tradicionais de busca na Internet, aplicando medidas de relevância para apresentar os melhores resultados aos utilizadores.




10/04/2002
Um dicionário alternativo
A mensagem de boas vindas - em inglês - disponível na home page explica tudo àqueles que pela primeira vez se deslocam a este portal, um sitio onde as palavras que se inventam são merecedoras de constarem de um (pseudo) dicionário.



09/04/2002
Nações Unidas debatem envelhecimento
Constatando que nos próximos 50 anos o número de idosos vai quadriplicar, as Nações Unidas e a presidência espanhola da União Europeia decidiram debater o assunto na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento que você poderá acompanhar à distância.




08/04/2002

O porteiro das ciências sociais
Este é, provavelmente, um dos maiores repositórios de conteúdos sobre ciências sociais na Web, contendo recursos essenciais para professores e estudantes. Mas não é apenas isso, pois integra uma secção de contactos entre empregadores e empregados.




07/04/2002

Terra Média composta em Lego
Um admirador de Legos recriou, com imaginação e tempo, a história do Senhor dos Anéis. Nas várias cenas são apresentadas as personagens, cenários e até alguns dos momentos mais importantes da trilogia de Tolkien.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.