A Disney concebeu um robot capaz de desafiar a gravidade e produzir acrobacias espalhafatosas, muito semelhantes aos humanos. O projeto Stuntronics da Disney, baseado no experimento Stickman, é mais um exemplo da evolução das máquinas no que diz respeito à mobilidade e autonomia.

Como pode assistir no vídeo de demonstração disponibilizado pela Disney, o robot é capaz de se lançar no ar, imitando as acrobacias mais dramáticas que os duplos de Hollywood conseguem executar.

Segundo explicaram os engenheiros, no site do projeto, o robot apresenta dois níveis de liberdade, projetando-se de um pêndulo para executar as acrobacias no ar. Através de uma unidade de medição de inércia (IMU) e um laser para medir distâncias, o robot consegue estimar o seu posicionamento durante o salto e modificar as posições, tanto quando está agarrado ao pêndulo, como durante o mergulho. O robot tem ainda um acelerómetro e um giroscópio. Isto significa que o Stuntronics é autónomo e é capaz de se corrigir, em tempo real, durante as acrobacias.

A Disney poderá utilizar a tecnologia nos seus parques temáticos, substituindo as figuras robóticas (animatronics) tradicionais de certas atrações, para criar coreografias mais elaboradas de entretenimento. Sobretudo quando a gigante do entretenimento continua a alimentar anualmente os seus universos de fantasia, sejam os super-heróis da Marvel, as figuras carismáticas de Star Wars ou as obras de animação da Pixar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.