http://imgs.sapo.pt/gfx/197975.gif


Nem sempre no tom mais sério, no Kuro5hin.org discute-se a tecnologia e a cultura, quer separadamente quer analisando as interacções entre estes dois campos. Fundado em 1999 por Rusty, um programador de PERL com fracos hábitos de sono, o Kuro5hin é uma comunidade online "para pessoas que gostam de pensar" sobre temas relacionados com a tecnologia e a cultura, as interacções entre estes dois campos do conhecimento e sobre o mundo em geral.




A designação do site parece uma palavra japonesa, mas na verdade a escolha do termo Kuro5hin para a comunidade online foi apenas um acaso derivado do nome do seu autor Rusty. No entanto este admite que o termo possa sugerir falhanço, colapso e decadência se alguém conseguir pronunciá-lo correctamente.




Tendo como exemplo a comunidade por excelência dos techies, o Slashdot, o Kuro5hin.org replica um fórum moderado pelos próprios utilizadores, onde podem ser publicados artigos diversos relacionados com as áreas da Tecnologia, Ciência, cultura e política, mas onde o "ruído" provocado por discussões sem sentido não é tolerado. Pelo menos idealmente.

Por entre os comentários pessoais e as confidências sobre as angústias e alegrias dos membros, normalmente publicadas na zona de Diários, o Kuro5hin.org é certamente também um bom site para obter informação e ajuda para dúvidas tecnológicas. E quem se identificar com os princípios e regras desta comunidade poderá até passar por lá mais algumas vezes, mesmo que não saiba pronunciar o nome....




Sites de dias anteriores:

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

01/06/2003

Escolha e conhecimento nos média
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

30/05/2003

A festa do livro

Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.

29/05/2003

Pensando em C++ e Java

Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.

28/05/2003

Aliança para informação sobre vírus

A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.

27/05/2003

Encontre-se com a sua comunidade

Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.

26/05/2003

A revolução dos microconteúdos

Hoje em dia, o poder pessoal está à mão de qualquer cibernauta através dos weblogs e de motores de pesquisa como o Google. Microdoc News é uma revista que faz a crónica desta revolução dos microconteúdos e da blogosfera emergente.

25/05/2003

Seja um produtor musical virtual
Sempre pretendeu ter uma banda? Createbands.com oferece-lhe uma solução virtual. Começe por dar um nome ao agrupamento. Depois, escolha os membros do seu conjunto, brinque com o cenário e faça-os tocar ou invente as suas próprias criações.

24/05/2003

A arte do insulto

O objectivo dos criadores do site Insultmonger é claro: "elevar o nível do insulto a uma forma de arte". Para isso disponibilizam úteis dicionários de calão, de pragas e variadas propostas para insultos adaptáveis a diferentes situações.

23/05/2003

Tempo de Antena para todos

Um novo projecto em português lançou âncora na Internet. Chama-se Tempo de Antena e pretende garantir a todos os interessados um espaço de partilha de conhecimentos através de VideoChat, seguindo um modelo em que cada um pode vender os seus conteúdos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.