http://imgs.sapo.pt/gfx/197975.gif


Nem sempre no tom mais sério, no Kuro5hin.org discute-se a tecnologia e a cultura, quer separadamente quer analisando as interacções entre estes dois campos. Fundado em 1999 por Rusty, um programador de PERL com fracos hábitos de sono, o Kuro5hin é uma comunidade online "para pessoas que gostam de pensar" sobre temas relacionados com a tecnologia e a cultura, as interacções entre estes dois campos do conhecimento e sobre o mundo em geral.




A designação do site parece uma palavra japonesa, mas na verdade a escolha do termo Kuro5hin para a comunidade online foi apenas um acaso derivado do nome do seu autor Rusty. No entanto este admite que o termo possa sugerir falhanço, colapso e decadência se alguém conseguir pronunciá-lo correctamente.




Tendo como exemplo a comunidade por excelência dos techies, o Slashdot, o Kuro5hin.org replica um fórum moderado pelos próprios utilizadores, onde podem ser publicados artigos diversos relacionados com as áreas da Tecnologia, Ciência, cultura e política, mas onde o "ruído" provocado por discussões sem sentido não é tolerado. Pelo menos idealmente.

Por entre os comentários pessoais e as confidências sobre as angústias e alegrias dos membros, normalmente publicadas na zona de Diários, o Kuro5hin.org é certamente também um bom site para obter informação e ajuda para dúvidas tecnológicas. E quem se identificar com os princípios e regras desta comunidade poderá até passar por lá mais algumas vezes, mesmo que não saiba pronunciar o nome....




Sites de dias anteriores:

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

01/06/2003

Escolha e conhecimento nos média
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

30/05/2003

A festa do livro

Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.

29/05/2003

Pensando em C++ e Java

Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.

28/05/2003

Aliança para informação sobre vírus

A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.

27/05/2003

Encontre-se com a sua comunidade

Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.

26/05/2003

A revolução dos microconteúdos

Hoje em dia, o poder pessoal está à mão de qualquer cibernauta através dos weblogs e de motores de pesquisa como o Google. Microdoc News é uma revista que faz a crónica desta revolução dos microconteúdos e da blogosfera emergente.

25/05/2003

Seja um produtor musical virtual
Sempre pretendeu ter uma banda? Createbands.com oferece-lhe uma solução virtual. Começe por dar um nome ao agrupamento. Depois, escolha os membros do seu conjunto, brinque com o cenário e faça-os tocar ou invente as suas próprias criações.

24/05/2003

A arte do insulto

O objectivo dos criadores do site Insultmonger é claro: "elevar o nível do insulto a uma forma de arte". Para isso disponibilizam úteis dicionários de calão, de pragas e variadas propostas para insultos adaptáveis a diferentes situações.

23/05/2003

Tempo de Antena para todos

Um novo projecto em português lançou âncora na Internet. Chama-se Tempo de Antena e pretende garantir a todos os interessados um espaço de partilha de conhecimentos através de VideoChat, seguindo um modelo em que cada um pode vender os seus conteúdos.