A verificação da autenticidade das fontes é cada vez mais importante à medida que a desinformação prolifera, e as imagens têm sido usadas como fonte de fake news. Há várias ferramentas que ajudam a verificar se são reais, e no contexto certo, e a Google adicionou agora essa possibilidade também ao seu Fact Check Explorer.

Com esta ferramenta pode ficar a saber mais sobre uma determinada imagem ou tópico e perceber qual é a origem, a data em que foi publicada e onde já foi usada online. 

Fact Check Explorer imagem Google Fact Check Explorer imagem Google
créditos: Google

No site pode ver temas que tenham sido investigados por organizações independentes em todo o mundo, nas várias línguas, incluindo português. Pode ainda colocar o URL de umaimagem e ver se já foi analisada por algum dos fact checkers, assim como os contextos associados à imagem e a sua evolução no tempo.

O objetivo é que com esta ferramenta seja mais fácil verificar a veracidade das imagens e reduzir o tempo de investigação habitualmente associado a este processo. Está também em desenvolvimento uma API do FactCheck Claim Search que pode permitir a pesquisa de um umagem e a integração direta nos sites e soluções usadas por jornalistas e veriicadores de factos.

O site Fact Check Explorer pode ser acedido através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.